Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vai começar — ou começou — a trabalhar com TI? Então confira esses cursos grátis

Por| 27 de Agosto de 2021 às 10h20

Link copiado!

Envato / Rawpixel
Envato / Rawpixel

Ainda que eles sejam mais básicos que as versões pagas, esses cursos são uma introdução para quem quer explorar o universo da Tecnologia. Logo, confira abaixo alguns deles, voltados tanto para iniciantes, quanto para quem já possui algum tipo de experiência na área. E, como bônus, programas de bolsas de estudo e bootcamps voltados aos profissionais de TI.

Agora é mãos à obra!

Para iniciantes

Continua após a publicidade

Digital House

A Digital House, em parceria com o Mercado Livre e a Globant, criou o Certified Tech Developer, curso destinado a jovens que acabaram de concluir o ensino médio e precisam de uma qualificação para se colocar no mercado de trabalho. A parceria viabiliza a concessão de 200 bolsas de 95% na terceira edição do curso para candidatos de todo o Brasil.

A novidade para essa terceira edição é que os contemplados com bolsas ainda poderão contar com o financiamento dos 5% restantes por meio da contratação do ISA (Income Share Agreement), um modelo de crédito em que o aluno estuda agora, se forma e só paga quando conseguir um trabalho com uma boa remuneração, comprometendo apenas parte da renda. O programa quer atrair, principalmente, estudantes de baixa renda, mulheres e outras minorias para a área da Tecnologia.

O Certified Tech Developer tem foco na prática e na formação para o mercado de trabalho. A proposta é oferecer ao jovem a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho com uma remuneração atrativa, sem que precise fazer um curso universitário. Para isso, o programa se baseia no ensino de habilidades já utilizadas por empresas de tecnologia que são referência no mercado. Além disso, a metodologia de sala de aula invertida, em que o aluno estuda a parte teórica nos momentos fora da aula e usa o período de aula para praticar, dá a oportunidade para que o indivíduo tenha contato e busque soluções para problemas reais desde as primeiras aulas.

Continua após a publicidade

Os interessados devem se inscrever até o dia 12 de setembro na página especial do programa e cumprir as etapas do processo seletivo conforme prazos informados no decorrer do mesmo. Quanto antes conseguirem concluir todas as etapas, mais chances de serem contemplados com uma das bolsas. A terceira edição do programa terá início em 18 de outubro e as aulas serão oferecidas no período noturno.


CS Academy

Academia especializada em educação Customer Centric (centrada no cliente) lançou, gratuitamente, cursos de Introdução ao Customer Experience e Customer Success. O objetivo é preparar os futuros profissionais de CS e CX no Brasil, democratizando o acesso à essas disciplinas para pessoas que estão em busca de recolocação ou ingressar nesse mercado.

O programa Customer Success é introdutório para pessoas que querem ingressar na área de Customer Success e entender os benefícios que a área vem trazendo para pequenas e grandes empresas. O aluno conhecerá as características de um profissional de CS e as suas oportunidades de carreira. Muito além da tecnologia, ele verá a expansão de Customer Success em diferentes mercados.

Continua após a publicidade

Já o programa de Introdução ao Customer Experience é um curso introdutório para aqueles que desejam ingressar na área de Customer Experience e a importância da estratégia Customer Centric. São abordadas as características de um profissional de CS e as suas oportunidades de carreira, bem como sua aplicação em diferentes mercados.

Para se inscrever no curso de Introdução ao Customer Experience, clique aqui.

E para o programa de Customer Success, clique aqui.


Santander

Continua após a publicidade

Fruto de uma iniciativa entre o Santander Universidades e a Tera – startup de educação para economia digital – o programa Santander Digital vai acelerar o desenvolvimento de habilidades voltadas para as áreas de Marketing Digital e User Experience.

Em um pocket bootcamp de quatro dias e 8h de duração, profissionais do Santander e da Tera promoverão mentorias e palestras para todos os inscritos, que ainda receberão certificado ao final do programa, caso concluam as etapas conforme o Edital. Aqueles que tiverem performance suficiente poderão participar da seleção de bolsas, que financiará, respectivamente, 50 e 100 alunos para os programas de UX Design e Marketing Digital oferecidos pela Tera. Os cursos têm duração de três e cinco meses e oferecem para os estudantes a oportunidade de interagir em projetos reais de empresas parceiras.

Nas aulas de UX, os alunos terão a oportunidade de mergulhar no universo de design, criando habilidades para entender melhor os padrões de usabilidade, arquitetura de informação e relação usuário-produto. O ciclo de vida de produtos, jornada do cliente e tecnologias para marketing serão os temais centrais do curso de Marketing Digital, que também vai incentivar a visão estratégica, alinhando todo o conhecimento obtido.

Os cursos são voltados para jovens com interesse no mundo digital e que querem desenvolver habilidades que serão ainda mais valorizadas no futuro. Todo o curso será acompanhado de perto pelo Santander, que espera extrair talentos do programa.

Continua após a publicidade

As inscrições vão até o dia 26 de setembro e podem ser feitas na página especial do programa clicando aqui.


Banco BV

Estão abertas as inscrições para o Programa de Formação, idealizado pelo banco BV, em parceria com a Gama Academy, escola que forma profissionais para o mercado digital. O treinamento gratuito e online em programação será voltado para mulheres (cis ou trans), principalmente em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa também oferecerá todo suporte técnico para a realização do curso, como notebook e auxílio com a internet, se necessário.

Entre os requisitos, as candidatas precisam ser maiores de idade, e ter o segundo grau completo. Além disso, devem ter muita vontade de aprender. como o programa não requer experiencia em tecnologia, a iniciativa busca mulheres que estão dispostas a aprender e colocar em prática os conteúdos no dia a dia.

Continua após a publicidade


As inscrições vão até o dia 08 de setembro pelo site especial do programa. As aulas acontecem entre 20/09 e 08/10.

Fhinck

Startup brasileira que oferece solução para reduzir a ineficiência e aumentar a produtividade no trabalho, a Fhinck anuncia a primeira edição do programa de desenvolvimento “The Fhincker Way”. Ao todo serão 10 vagas, com duração de dois anos, e visa formar profissionais mulheres para atuar em tecnologia, mais especificamente com análise de dados e indicadores. O objetivo é ampliar a participação feminina no setor, trazendo representatividade.

Nesta primeira edição, que tem a temática "Mulheres na Tecnologia", as selecionadas transitarão entre as áreas de Tech, Data, X-People, Marketing, Finanças, Operações, Estratégia, bem como terão acesso a conteúdo e cursos técnicos teóricos, habilidades digitais, programação, ciência de dados, soft skills, negócios, curso de idioma e mentoria com mulheres que são referências das áreas de Tech e Data.

Continua após a publicidade

Entre os benefícios oferecidos pela startup estão: plano de saúde; auxílio home office; auxílio psicólogo; auxílio nutricional; plano de estudos via Coursera, entre outros. Ao final do programa serão direcionadas para as áreas que apresentarem mais afinidade e trabalharão focadas em análise de dados, focando inicialmente em indicadores de performance.

As inscrições começaram na segunda-feira (23/8) e podem ser feitas na página especial do programa.

Para iniciados

Continua após a publicidade

Itaú Unibanco

Estão abertas as inscrições para o Bootcamp Itaú Devsexclusivo para pessoas trans. Gratuito, o programa quer alavancar a carreira de analistas juniores de todo o Brasil, além de encontrar talentos para a área de Tecnologia do banco.

Essa é 4ª turma do programa, sendo a primeira exclusiva para trans. Nesta edição, 40 novos profissionais serão contratados pelo banco, aumentando a diversidade LGBT+ do time. Os candidatos aprovados no processo são contratados como colaboradores do Itaú desde o primeiro dia da capacitação para, em seguida, integrarem a equipe de tecnologia do banco.

As inscrições podem ser feitas até 2 de setembro e o início dessa turma está previsto para o dia 18 de outubro. Além de informações técnicas e conteúdo comportamental para desenvolver habilidades essenciais na atuação profissional (online, com a supervisão de monitores via webinars), essa edição oferecerá ainda acompanhamento e apoio psicológico, psiquiátrico e endócrino para as pessoas que estão em transição hormonal ou que têm interesse em iniciar a transição em parceria com a Educatransforma.

Continua após a publicidade

Para participar do Bootcamp Itaú Devs exclusivo para pessoas trans é preciso ser maior de 18 anos, ter disponibilidade para trabalhar em tempo integral (8 horas diárias) e possuir conhecimento em raciocínio lógico. Não será avaliado curso superior ou experiência profissional em tech.

As inscrições podem ser feitas até 2 de setembro na página especial do programa, sendo que o início dessa turma está previsto para o dia 18 de outubro.


SoulCode Academy

Edtech especializada em educação tecnológica, a SoulCode Academy abriu as inscrições para a nova turma do curso totalmente gratuito de capacitação em Web Full Stack Júnior. O aluno não paga pela formação em momento algum, nem mesmo depois de formado. Aliás, a expectativa da escola é empregar, no mínimo, 80% deles. Para que possa cumprir seu propósito, a instituição conta com parceiros e patrocinadores, como a TNT Energy Drink, que patrocina todas as turmas de 2021.

Continua após a publicidade


Cinquenta vagas serão disponibilizadas para esta turma, sendo essa a segunda a contar com Angular na grade curricular, atendendo a demanda do mercado. O processo seletivo consiste em uma prova de lógica e ciências da computação, de caráter eliminatório, um pitch em vídeo, uma dinâmica em grupo online e uma entrevista.

Podem participar da seleção, brasileiros, com mais de 18 anos, preferencialmente desempregados, pois o curso é realizado em período integral, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e tem duração de 16 semanas.

As inscrições vão até o dia 28 de agosto e podem ser feitas na página especial do programa clicando aqui.


Carrefour

Estão abertas as inscrições para o bootcamp Carrefour Android Developer. São 7.500 bolsas de estudo para profissionais de tecnologia se aprimorarem em desenvolvimento mobile com foco na plataforma Android e linguagem de programação Kotlin.

O programa é uma iniciativa da rede varejista em parceria com a Digital Innovation One e está alinhado à estratégia de acelerar a transformação digital do Carrefour ao formar, absorver e reter talentos especializados em tecnologia

Com a alta demanda mundial por aplicações mobile, o bootcamp Carrefour Android Developer é uma oportunidade para capacitação de profissionais, sobretudo para devs que estão iniciando na área ou em busca de transformação de carreira. O programa é 100% gratuito e oferece uma imersão em Kotlin e Android com 100h de experiências educacionais.

Os desenvolvedores participantes do programa terão acesso a 21 cursos que abordarão fundamentos de programação; do básico ao avançado para aplicações em Kotlin; o ambiente Android Studio e principais ferramentas, além de navegabilidade, arquitetura e boas práticas em Kotlin com Clean Architecture e MVVM.

Mentorias com especialistas do Carrefour completam a grade educacional do bootcamp, com sessões ao vivo e exclusivas para os inscritos no programa. Os encontros permitem que os devs aprendam ainda mais através de cases reais compartilhados por especialistas da própria empresa. Ao final do programa, os participantes avaliados com melhor desempenho serão convidados a entrevistas que poderão lhe garantir a oportunidade de serem contratados para o time de tecnologia do Carrefour.

As inscrições vão até o dia 03 de setembro e podem ser feitas na página especial do programa clicando aqui. Ele é acessível a qualquer pessoa, sem pré-requisitos para matrícula.


Samsung Ocean

O Samsung Ocean, programa de capacitação e inovação tecnológica da Samsung, divulgou os cursos online gratuitos que serão ministrados em agosto. No mês em questão está prevista uma abordagem ampla sobre Python, com 11 atividades distintas para a linguagem, além de outras 21 ações para outros temas. E para o começo de setembro, introdução e criação aos jogos digitais.

A agenda foi desenvolvida para atender estudantes, professores e profissionais em geral, com uma abordagem completa, desde conteúdos para iniciantes, aplicados por instrutores das sedes do Ocean nas Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp) e parceiros.

Confira abaixo a agenda para a próxima semana (30/8 a 03/9)

30/08

  • 9h - Jogos Digitais: Jogo 3D com Unity PARTE 2
  • 14h30 - Web Scraping com Python PARTE 1

31/08

  • 14h30 - Web Scraping com Python PARTE 2

01/09

  • 9h - Introdução aos Jogos Digitais

02/09

  • 9h - Criação de Jogos 2D com Unity (Parte 1)

03/09

  • 9h - Criação de Jogos 2D com Unity (Parte 2)

A agenda — que pode ser acessada clicando aqui — foi desenvolvida para atender estudantes, professores e profissionais em geral, com uma abordagem completa, desde conteúdos para iniciantes, aplicados por instrutores das sedes do Ocean nas Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e de São Paulo (USP), Unicamp e parceiros.

As inscrições já podem ser feitas pelo site da Samsung Ocean. Se preferir, o usuário pode fazer o cadastro via aplicativo para smartphones Android, disponível para download na Play Store.

Samsung

A Samsung, por meio do Samsung Innovation Campus (SIC), programa global da companhia que proporciona e estimula habilidades e competências relacionadas à tecnologia e educação, abriu as inscrições para dois Code Days com foco na linguagem de programação Scratch e na plataforma Arduino, que serão realizados em setembro e outubro, respectivamente.

A iniciativa, disponibilizada gratuitamente para professores da rede pública de ensino e educadores de ONGs, conta com conteúdo com base na trilha de formação do Code IoT na Escola, que oferece cursos em Internet das Coisas, e tem parceria do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Universidade de São Paulo.

O Code Day Scratch será promovido em 25 de setembro, de forma totalmente online. Com 150 vagas disponíveis, os participantes terão a oportunidade de criar projetos que envolvam narrativas, animações e jogos, além de interagir na comunidade online Scratch e aprender os conceitos importantes da programação na prática.

Já o Code Day Arduino, que também será online, ocorre em 23 de outubro. A programação introduz aos seus 150 participantes os conceitos usados na plataforma Arduino por meio do simulador TinkerCad, uma ferramenta que simula circuitos elétricos e permite ao aluno aprender a montar circuitos e programar uma placa Arduino sem precisar de kit de eletrônica.

Será emitido um certificado de formação de 16 horas a todos que enviarem um ou mais relatos de prática com seus alunos até o dia 30 de novembro. Ainda, após a formação, será disponibilizado um fórum para que os participantes possam interagir e receber orientações para planejamento e condução de atividades práticas junto a seus alunos.

Os interessados devem acessar o site especial do programa e preencher os dados no formulário até 15 de setembro. Para concluir a inscrição e garantir a vaga, será necessário um comprovante de docência.