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Como fazer capa de trabalho nas normas ABNT

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Julho de 2023 às 17h55

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(Imagem: Reprodução/ Glenn Carstens-Peters/Unsplash)
(Imagem: Reprodução/ Glenn Carstens-Peters/Unsplash)

É imprescindível que um trabalho acadêmico como TCC, monografia e dissertação seja formatado corretamente, e hoje em dia há como fazer capa de trabalho nas normas ABNT sem muita complicação graças às facilidade dos aplicativos de edição de texto, como o Microsoft Word e o Google Docs.

  • Como citar e referenciar um site | Normas ABNT
  • Normas ABNT | Guia Prático para formatar um TCC

Como formatar capa de trabalho nas normas ABNT

A princípio, toda capa de trabalho acadêmico deve contar com os seguintes elementos na exata ordem abaixo:

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  • Nome da instituição (opcional);
  • Nome do departamento ou curso (opcional);
  • Nome do(a) autor(a);
  • Título;
  • Subtítulo (se houver);
  • Número de volumes (se houver);
  • Cidade;
  • Ano.

Os itens citados, bem como a sequência deles, podem variar de acordo com as exigências de cada instituição de ensino.

Como formatar capa no Word

  1. Abra um documento do Word;
  2. Clique em Layout > Margens > Margens personalizadas;
  3. Defina as margens da seguinte forma:
    • “Superior” com 3 cm;
    • “Inferior” com 2 cm;
    • “Esquerda” com 3 cm;
    • “Direita” com 2 cm;
  4. Clique em OK;



  5. Toque em “Início” e selecione a fonte Arial ou Times New Roman;
  6. Ajuste o tamanho da fonte para 12;
  7. Pressione Ctrl + A e clique em “Centralizar”;
  8. Clique em “Opções de parágrafo”;
  9. Selecione 1,5 no espaçamento entre as linhas;
  10. Digite as informações da capa.

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Como formatar capa no Docs

  1. Abra um documento no Docs;
  2. Clique em Arquivo > Configuração da página;
  3. Defina as margens da seguinte forma:
    • “Superior” com 3 cm;
    • “Inferior” com 2 cm;
    • “Esquerda” com 3 cm;
    • “Direita” com 2 cm;
  4. Clique em “OK”;



  5. Toque no botão “Fonte” e selecione Arial ou Times New Roman;
  6. Ajuste o tamanho da fonte para 12;
  7. Pressione Ctrl + A, clique “Alinhar” e em “Alinhar no centro”;
  8. Clique em “Espaçamento entre linhas e parágrafos”;
  9. Selecione 1,5 no espaçamento entre as linhas;
  10. Digite as informações da capa.

As informações referentes à instituição ou ao curso, quando incluídas, devem ser separadas por uma única linha. Da mesma maneira, o título e o subtítulo, assim como a cidade e o ano, são dispostos com uma única linha de separação.

Todos os elementos da capa são distribuídos de forma espaçada ao longo da página. É obrigatório utilizar letras maiúsculas (caixa alta) em todas as informações da capa — mantendo o alinhamento centralizado, sendo que somente o título deve estar em negrito.

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Como formatar folha de rosto nas normas ABNT

A folha de rosto ou contracapa é uma página que segue a capa e tem a função de identificar o trabalho acadêmico — compartilhando informações adicionais sobre sua natureza e propósito. Se você já tiver feito a capa no Word ou no Docs, a formatação também vai estar ajustada para a contracapa. Veja como deve ser feita:

  • Autor ou autores devem ser o primeiro elemento dа folha de rosto (caixa baixa, centralizado);
  • Título prіncіpаl (caixa alta, nеgrіtо, centralizado);
  • Subtítulo (caso haja), precedido dе dоіs pontos (caixa baixa, centralizado);
  • Nota dе apresentação explicando a natureza do trabalho, seguido do nome dа instituição а que é submetida е área dе concentração оυ disciplina. Deve estar alinhado a 7 cm para a direita;
  • Nome completo dos orientadores, também recuados а 7 cm para а direita;
  • Local, mais precisamente a cidade (centralizado no final da página);
  • Ano da entrega (centralizado no final da página).

Como fazer as “Considerações finais” nas normas ABNT?

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As "Considerações Finais" ou "Conclusões" permitem o autor ou a autora apresentar as reflexões finais sobre o tema abordado. Ao formatar essa seção de acordo com as normas da ABNT, siga o passo a passo abaixo:

  • Título tem que se chamar "Considerações Finais" ou "Conclusão", centralizado, em negrito e com todas as letras maiúsculas;
  • Texto deve ter parágrafos justificados, espaçamento entre linhas de 1,5 e recuo especial na opção “Primeira Linha”;
  • Recomendações e sugestões costumam ser opcionais, mas se você quiser incluí-las, crie um subtítulo específico como "Recomendações" ou "Sugestões";
  • Referências devem ser citadas corretamente de acordo com as normas ABNT. Inclua-as na seção de "Referências" no final do documento;
  • Numeração de Páginas deve se fazer presente nas considerações finais, de acordo com as demais seções do trabalho;
  • Margens e Fonte devem ser as mesmas adotadas para o restante do trabalho.

Vale reforçar que todas as orientações acima são diretrizes gerais, e sempre é recomendável consultar as normas específicas utilizadas pela sua instituição para garantir que você está formatando o trabalho de forma correta.

Caso tenha dúvidas específicas sobre outros elementos do trabalho acadêmico, confira um guia prático e completo ensinando como formatar um TCC.