Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 cursos gratuitos para aprender sobre Inteligência Artificial

Por| Editado por Claudio Yuge | 15 de Fevereiro de 2023 às 18h20

Link copiado!

Pexels/ Pavel Danilyuk
Pexels/ Pavel Danilyuk

A Inteligência Artificial (IA) é um dos principais temas para 2023, tanto como uma tendência para o mercado, quanto para os usuários da internet. Uma pesquisa realizada pela PwC aponta que, em 2030, a economia global poderá receber mais de US$ 15 trilhões, cerca de R$ 78 trilhões em conversão direta, com a área de IA.

Ferramentas a base de IA estão se tornando cada vez mais comuns, seja para tirar um ex-parceiro de uma foto, quanto para auxiliar nos estudos. O ChatGPT, por exemplo, se tornou uma febre nas últimas semanas ao interagir com usuários de maneira natural e autêntica.

Para os interessados em entender melhor como funciona o universo do IA, a plataforma de cursos online Eu Capacito, do Instituto IT Mídia, está oferecendo 5 cursos gratuitos e introdutórios sobre o tema. Mais de 1,5 milhão de pessoas ao redor do Brasil já foram beneficiadas com os conteúdos, que contam com aulas ministradas por grandes empresas, como FIAP, IBM, IDP e Microsoft.

Continua após a publicidade

Cinco cursos para aprender sobre IA

Confira 5 opções de cursos gratuitos sobre inteligência artificial na plataforma Eu Capacito, a seguir:

1. Inteligência Artificial e Computacional (FIAP)

Continua após a publicidade

O curso possui 80 horas de duração e introduz o tema da IA abordando a resolução de problemas por meio da busca, representação do conhecimento e raciocínio, introdução aos sistemas especialistas, aprendizagem de máquina, entre outros assuntos. Os interessados podem se cadastrar pela plataforma.

2. Inteligência Artificial - Primeiros passos (IBM)

Esse material traz uma introdução ao tema que trata da sua aplicação na prática, respondendo às perguntas mais comuns como "Será que os robôs vão roubar nossos empregos?" ou "Aprendizado de máquina e inteligência artificial são a mesma coisa?". Com apenas 1 hora e 35 minutos de duração, o curso pode ser acessado pelo site da Eu Capacito.

3. Inteligência Artificial aplicada à comunicação (IDP)

Continua após a publicidade

Essa capacitação de 6 horas apresenta a IA aplicada aos processos de automação da comunicação, trazendo as abordagens em ciências de dados utilizadas na gestão dos meios de comunicação, aspectos sobre Assistentes virtuais e âncoras digitais, além da sua utilização para suporte e participação em debates políticos e da sociedade. Os interessados podem acessar o conteúdo pelo site.

4. Introdução à Inteligência Artificial no Azure (Microsoft)

O curso no Azure, da Microsoft, oferece um rápido panorama sobre IA, machine learning, detecção de anomalias, Pesquisa Visual Computacional, processamento de idioma natural, IA conversacional e IA responsável. Com uma duração de apenas 27 minutos, os interessados podem obter o conteúdo pela plataforma de estudos.

5. Princípios de Inteligência Artificial e seus impactos na comunicação e em nossas vidas (IDP)

Continua após a publicidade

O material da IDP apresenta a aplicação da IA e da Big Data no cotidiano e seu impacto na vida dos usuários. Outros tópicos tratados são: Ciência de Dados e IA aplicada à comunicação, análise de textos e vídeos com IA e estratégias de comunicação com a ferramenta — tratando de temas polêmicos como fake news. O curso possui pouco mais de 5 horas de duração e oferece certificado. Confira mais informações e as aulas pelo site da Eu Capacito.