Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Steve Jobs Day | Conheça um pouco sobre a trajetória do fundador da Apple

Por| 16 de Outubro de 2018 às 20h40

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Apple

Em todo dia 16 de outubro, desde o ano da sua morte em 2011, comemora-se o Steve Jobs Day. A data foi criada para homenagear a vida e obra do fundador da Apple, que faleceu depois de uma batalha contra o câncer.

O dia foi oficializado pelo governo da Califórnia, estado em que Jobs nasceu, viveu e fundou a companhia, e no mesmo dia a Universidade de Stanford, onde ele estudou, criou um memorial.

O início

Steve Paul Jobs nasceu em 1955 na cidade de São Francisco, na Califórnia, e seu primeiro emprego foi como designer de games na Atari, em 1974. Dois anos depois, em 1976, ele e Steve Wozniak construíram uma fábrica de computadores na garagem da casa da família de Jobs, quando lançaram o Apple I, seu primeiro computador pessoal que era somente uma placa-mãe e alguns chips em uma caixa de madeira.

Continua após a publicidade

Em 1977, a empresa lançou o Apple II, que já contava com alguns itens a mais, como disco rígido interno, por exemplo. Anos depois, em 1984, a Apple lança o Macintosh. No mesmo ano, Jobs foi afastado da empresa por cona de divergências internas.

Em meio a algumas intrigas, durante o processo de saída e retorno de Jobs na Apple, o executivo carregou em seu currículo muitas conquistas. Em 1986 ele adquiriu a empresa de animação de George Lucas, que depois veio a ser a Pixar Animation Studios.

Continua após a publicidade

Durante seu período fora da empresa, Steve Jobs criou a Next, desenvolvedora de softwares, que mais de 10 anos depois acabou sendo adquirida pela própria Apple.

Quando voltou à companhia da Maçã, Steve retomou o cargo de CEO e lançou produtos revolucionários, como o iPod em 2001, o iPhone em 2007, MacBooks e iPad em 2009, e iCloud em 2011. Desde então, a empresa nunca parou de crescer e seus produtos vêm revolucionando a tecnologia ano após ano.

O fim

Jobs foi diagnosticado com um câncer raro no pâncreas em 2003, mas decidiu fazer tratamentos alternativos em vez de optar por cirurgia. Porém, nove meses depois, o procedimento precisou ser feito.

Continua após a publicidade

Em 2009, com a saúde bastante instável, Steve nomeou Tim Cook como diretor de operações da Apple, em janeiro de 2011 saiu de licença médica e em agosto renunciou ao cargo, falecendo em outubro do mesmo ano.

Jobs deixou quatro filhos: Eve Jobs, Brin Siena Jobs, Reed Jobs e Lisa Brennan-Jobs, além da esposa Laurene Powell.

Biografias em filmes e documentários

Continua após a publicidade

Para manter a memória de Steve Jobs ainda mais viva, separamos uma lista com filmes e documentários produzidos sobre sua vida e informamos onde você pode assistir a alguns deles;confira:

  • O Triunfo dos Nerds (1996) - Distribuído pela PBS, o documentário mostra o desenvolvimento dos computadores pessoais nos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial até 1995. É claro que Steve Jobs não poderia deixar de ser citado.
  • Piratas da Informática (1999) - O filme mostra a ascenção da Apple e da Microsoft, e a competição pela liderança de mercado de Steve Jobs e Bill Gates. Piratas da Informática está disponível para locação no Looke.
  • Steve Jobs – Billion Dollar Hippy (2011) - Neste documentário, diversos funcionários da Apple, incluindo Steve Wozniak, falam sobre os altos e baixos da empresa enquanto Jobs esteve vivo.
  • Steve Jobs: The Lost Interview (2012) - Assista a uma entrevista de Jobs à televisão em 1995, contando tudo sobre a sua juventude, concorrência com a Microsoft e visão de futuro. Você pode assistir ao título na Netflix.
  • iSteve (2013) - iSteve é um filme e paródia sobre a vida de Steve Jobs produzido pelo Funny or Die.
  • Jobs (2013) - Jobs mostra a história do fundador da Apple desde a época da faculdade, com foco na personalidade difícil do executivo. Jobs está disponível no Google Play, iTunes e Looke.
  • Steve Jobs: O Homem e as Máquinas (2015) - Este documentário dirigido por Alex Gibney mostra, segundo suas palavras, a figura de Jobs em um ambiente de trabalho perfeccionista. O documentário pode ser assistido na Netflix, Google Play, iTunes, PlayStation Store e Looke.
  • Steve Jobs (2015) - Com foco na vida pessoal de Jobs, o filme revela o relacionamento conturbado do executivo com sua filha, Lisa. Você pode assistir ao filme Steve Jobs na Netflix, Google Play,iTunes, Looke e PlayStation Store.