Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Satanistas querem processar a Netflix por violação de direitos autorais em série

Por| 31 de Outubro de 2018 às 13h42

Link copiado!

Satanistas querem processar a Netflix por violação de direitos autorais em série
Satanistas querem processar a Netflix por violação de direitos autorais em série

Nenhuma notícia poderia se encaixar melhor num dia 31 de outubro: a Netflix está na mira dos satanistas. Bem, ao menos juridicamente. É que os responsáveis pelo The Satanic Temple, um grupo ativista religioso que utiliza símbolos satânicos para promover discussões sobre liberdade religiosa, laicismo de Estado e igualdade no direito à crença está acusando a produção adolescente O Sombrio Mundo de Sabrina, da Netflix, de se apropriar de imagens que são registradas como de propriedade intelectual e artística do Templo de Satã.

Dentre os direitos autorais que a organização acusa a Netflix de se apropriar de forma ilegal está a imagem de Baphomet, uma entidade que possui cabeça de bode, corpo com seios e pênis e é registrada como deidade em panteões pagãos datados de mais de cinco mil anos atrás, na região que hoje fica o Irã. Na história moderna, entretanto, a organização The Satanic Temple patenteou a imagem de Baphomet quando uma estátua imensa, mostrando Baphomet sentado em um trono tendo ao seu lado duas crianças, foi erguida em frente ao Templo de Arkansas em agosto de 2018. A estátua pode ser vista na imagem abaixo:

Lucien Greaves, cofundador do The Satanic Temple e responsável pelas ações educativas promovidas pela organização, afirmou nesta terça-feira (30) que os advogados que prestam serviço ao Templo de Satã enviaram uma carta à Netflix informando sobre a violação dos direitos autorais e pedindo que as imagens sejam retiradas da série.

Continua após a publicidade

As imagens da reprodução da estátua do Templo de Satã feita pela Netflix podem ser vistas em diversas cenas onde a protagonista Sabrina está nas locações da Academia de Artes Invisíveis. E, de fato, a imagem é extremamente semelhante, como pode ser visto na reprodução abaixo:

Greaves também informou, por meio de publicação no Twitter, que o Templo de Satã pretende levar a disputa aos tribunais, onde se pode ler, em tradução livre: "Sim, estamos propondo ação legal em relação a O Mundo Sombrio de Sabrina ter se apropriado do design do nosso monumento protegido por direitos autorais com intuito de promover sua estúpida ficção de pânico contra o satanismo":

Continua após a publicidade

Tolerância religiosa

Aos que levam como piada o ataque à religião do Caminho da Mão Esquerda, Lucien Greaves publicou um recado no Twitter nesta segunda-feira (29),

"Estou surpreso com a confusão sobre os motivos de buscarmos remédio legal quando a [série] Sabrina está usando nosso monumento. Seriam eles tão incompreensivos se uma mesquita real fosse usada como um QG terrorista? Um conto fictício de libelo de sangue envolvendo judeus do mundo real?"
Continua após a publicidade

A organização The Satanic Temple obtém boa parte da renda para continuar suas obras por meio da venda de artigos religiosos satânicos em sua loja virtual, de forma que a apropriação da Netflix configura não apenas violação do trabalho de design de uma peça de arte, mas também fere os ganhos do Templo de Satã ao não pagar pelo uso de imagens.

As obras promovidas pela organização são voltadas para a segurança de vítimas de pedofilia, educação voltada para a tolerância religiosa e contra a doutrinação cristã excludente nas escolas de formação básica e camapanhas de educação quanto ao direito reprodutivo. Entre eles está o programa Grey Faction, uma iniciativa que documenta, expõe e tenta minimizar os impactos de uma visão negativa acerca da fé satânica, afastar os ares de pseudociência da religião e diminuir a desinformação sobre o satanismo.

Fonte: IGN