Pesquisador cria dispositivo capaz de sequestrar drones domésticos em pleno voo

Por Redação | 27.10.2016 às 09:14 - atualizado em 27.10.2016 às 11:54
photo_camera Reprodução/YouTube

Com tantos drones domésticos voando pelos Estados Unidos, o risco de colisão com aeronaves tripuladas tem rendido muitos debates entre especialistas em segurança de voo. Mas não demorou muito para se descobrir uma nova maneira de “sequestrar” estes veículos aéreos não tripulados pensando na segurança de todos.

A novidade foi apresentada na quarta-feira, 26, durante a conferência PacSec 2016 Security, em Tóquio, por Jonathan Andersson, gerente do grupo de pesquisa de segurança avançada da divisão TippingPoint DVLab da Trend Micro.

Andsersson desenvolveu um transmissor de rádio que assume o controle completo de drones nas proximidades, em pleno voo. Com o dispositivo em mãos, o controlador consegue parar todas as funções de um drone, incluindo a direção, aceleração e altitude. A tecnologia funciona com qualquer drone que se comunica através do protocolo DSMx. "A tecnologia funciona contra todos os sistemas de rádio com base DSMx, o que incluiria drones, aviões, carros e barcos", explicou.

Além de sequestrar um drone, o dispositivo fornece uma impressão digital que é única para cada veículo. Ela pode ser usada para identificar drones que estão sob controle de fontes não confiáveis e também para fornecer provas forenses em processos judiciais criminais ou civis. Confira mais detalhes da tecnologia no vídeo abaixo:

Por enquanto, o dispositivo demonstrado não está disponível para comercialização, mas sem dúvida ele é uma maneira eficaz para repensar como explorar o protocolo DSMx e, muito possivelmente, as tecnologias de radiofrequência utilizadas para controlar drones concorrentes.

Fonte: ArsTechnica