Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ingleses criam modelo 3D da Enigma, máquina de criptografia do exército nazista

Por| 21 de Novembro de 2018 às 16h22

Link copiado!

Ingleses criam modelo 3D da Enigma, máquina de criptografia do exército nazista
Ingleses criam modelo 3D da Enigma, máquina de criptografia do exército nazista

Fabricada na década de 1920, a Enigma era semelhante a uma máquina de escrever, mas era utilizada pelos comandos militares da Alemanha nazista para gerar e transmitir códigos criptografados, mantendo os segredos durante a Segunda Guerra Mundial. Altamente avançada para a época, a Enigma exigiu que o gênio da computação Alan Turing quebrasse a cabeça até desvendar o funcionamento de seus componentes mecânicos e elétricos.

Mesmo que tenha se passado mais de sete décadas desde o final da Segunda Guerra Mundial e a Alemanha não tenha saído vitoriosa, a Enigma continua intrigando os pesquisadores. Agora, cientistas da Universidade de Manchester utilizaram tomografia computadorizada para revelar como a máquina funciona, coletando informações suficientes para a constução de réplicas virtuais em 3D da Enigma, que teve mais de 1.500 radiografias tiradas.

A máquina de criptografia deixa até mesmo quem conhece tecnologias avançadas como as blockchains de boca aberta: ao apertar uma tecla no teclado da Enigma, a corrente elétrica acionava os discos rotativos da máquina, possibilitando diferentes modos de codificação das mensagens. Para receber as mensagens criptografadas era necessário não apenas o uso de outra Enigma, mas também acesso às cifras utilizadas, que mudavam diariamente na tentativa de manter os segredos de guerra.

Veja, na reprodução abaixo, o modelo digital 3D feito a partir das radiografias tirdas da Enigma:

Continua após a publicidade

Fonte: Galileu