Publicidade

Criador do pendrive conta que foi alvo de chacotas quando apresentou sua ideia

Por| 09 de Junho de 2015 às 09h26

Link copiado!

Criador do pendrive conta que foi alvo de chacotas quando apresentou sua ideia
Criador do pendrive conta que foi alvo de chacotas quando apresentou sua ideia

O pendrive é um item que já se tornou essencial no nosso dia a dia, seja no trabalho, na faculdade ou para fins pessoais. E o inventor do gadget, o engenheiro elétrico israelense Dov Moran, de 60 anos, diz tê-lo criado porque sentia a necessidade de carregar arquivos consigo, mas não podia.

Em entrevista ao portal UOL, durante uma passagem por São Paulo, onde participou do evento HighTech Nation, Moran comentou que a ideia da criação surgiu em meio a um problema que ele teve em uma apresentação. Ele relatou que estava em uma conferência nos Estados Unidos e, quando chegou a sua vez de falar sobre a sua empresa, a M-Systems, o computador parou de funcionar.

O israelense afirmou que como a sua empresa era listada na Bolsa de Valores, ele não podia falar "besteira" e temia que pudesse acabar falando algo digno de processo. Um de seus amigos sugeriu emprestar o computador, mas ele não tinha uma cópia da apresentação.

Porém, o desespero durou pouco, pois o computador logo voltou a funcionar e a conferência foi apresentada com sucesso. "Depois que acabei, foi o exato momento em que tive a ideia de nunca mais ir a um lugar sem ter uma cópia portátil", disse. "Naquele momento, vi que tínhamos que investir em uma tecnologia que fizesse uma memória flash portátil agir como um disco rígido", completou.

Continua após a publicidade

A patente do pendrive foi registrada em 1998, mas o primeiro produto surgiu apenas em 2000. "Na época riram da ideia. Alguns falavam que tudo estaria nos e-mails e que não precisava de um pendrive. Outros ainda diziam que o 1,44 Mb de um disquete eram o suficiente para guardar arquivos", relata.

O produto foi um sucesso e Moran vendeu a sua empresa para a SanDisk em 2006, companhia norte-americana de soluções em armazenamento, por US$ 1,6 bilhão.

Fonte: UOL