Conheça os 10 projetos mais inovadores e criativos feitos com a Raspberry Pi

Por Redação
photo_camera Gustavo Linares / Canaltech

A Raspberry Pi é um minicomputador, com dimensões aproximadas a de um cartão de crédito, que pode ser utilizado como PC portátil ou até mesmo para emular jogos de diversas plataformas. Além desses usos mais comuns da placa, ela também permite a criação de projetos tecnológicos dos mais variados tipos.

Na internet, é possível encontrar diversos projetos extremamente criativos e curiosos para desenvolver com a Raspberry Pi. Conheça alguns deles a seguir.

Doorjam

Imagine que você está chegando a uma festa. Não seria legal se, ao chegar ao local, todas as pessoas começassem a ouvir uma música para embalar a sua entrada épica na festa? Pois é exatamente essa a ideia do projeto Doorjam, e ele funciona da seguinte forma: um rádio comum é conectado à Rapsberry Pi, que, por sua vez, é ligada a um receptor Bluetooth do tipo iBeacon.

Todo o dispositivo depende de um smartphone com um app customizado para esta situação, e, assim que o aparelho móvel entra na área de ativação do Doorjam, uma música do Spotify escolhida pelo usuário é reproduzida instantaneamente. Confira detalhes do Doorjam neste link.

Skate elétrico

Está sem dinheiro para investir em um skate elétrico? Com um pouco de dedicação é possível criar o seu próprio skate tecnológico com a utilização de um Wii Remote, uma placa Raspberry Pi Zero e, é claro, um skate normal. De acordo com o seu criador, o "veículo" pode alcançar aproximadamente 28 km/h. Confira detalhes do projeto, disponível no GitHub.

Brinquedo falante

Utilizando como base o Chatter Telephone, da Fisher-Price, o desenvolvedor Grant Gibson resolveu utilizar a Raspberry Pi para transformar o telefone infantil em um brinquedo falante. Mas não é apenas isso, pois a criação também funciona como um verdadeiro assistente pessoal, podendo informar previsões climáticas, filmes em cartaz e até mesmo transmitir programas de rádio. Quer tentar criar o seu? Visite o blog do Grant Gibson!

Scanner 3D

Se você está com dinheiro sobrando, o projeto Scanner 3D pode ser uma ótima pedida. Com 98 placas Raspberry presas a 19 pedestais e uma grande quantidade de câmeras, o dispositivo criado pelo holandês Richar Garsthagen é capaz de gerar modelos 3D de pessoas a partir da captura de diversas imagens. Veja todo o processo de criação do PI3DScan neste link.

Espelho mágico

Michael Teeuw teve a ideia de deixar a sua casa um pouco mais moderna com a elaboração de um espelho hitech capaz de mostrar informações diárias como o clima, notícias, hora e principais notícias. O projeto foi feito com um espelho, uma tela, uma moldura para acomodar toda estrutura e uma placa Raspberry Pi. Confira mais informações no blog de Teeuw.

MintyPi 2.0

MintyPi 2.0 é um minigame de emulação feito com uma caixa metálica de balas de menta Altoids, algumas peças do console portátil Nintendo DS Lite e uma placa Raspberry Pi Zero. O resultado é um produto irresistível para qualquer retrogamer. Confira detalhes do projeto neste site.

Porta automática com reconhecimento facial

Após a Microsoft ter lançado uma variante de seu sistema operacional voltado para dispositivos IoT, o Windows IoT Core, um projeto foi apresentado em 2016 pela própria empresa para mostrar o potencial da plataforma: uma porta automática com reconhecimento facial. Saiba mais sobre ele no site Hackster.io.

Micro-ondas 2.0

Substitua o seu micro-ondas tradicional por um Picrowave! O projeto é uma criação do desenvolvedor Nathan Broadbent, que utilizou um micro-ondas comum e uma Raspberry Pi para incluir as funções de controle por voz, leitor de código de barras para identificar o tempo de aquecimento de cada alimento e uma interface web para acessar o aparelho doméstico remotamente. Para mais informações, clique neste link.

Pi-hole

Pi-hole é um projeto capaz de criar um bloqueador de publicidades muito mais eficiente que os plugins comuns. Para isso, ele atua como seu próprio servidor DNS, que elimina qualquer tipo de propaganda ou banner contendo anúncios indesejados. Os desenvolvedores explicam que é necessário realizar alguns ajustes no roteador para que o dispositivo funcione. Confira informações sobre o projeto em seu site oficial.

Drone semiautônomo

Andy Baker resolveu criar seu próprio drone no projeto apelidado de BYOAQ-BAT, mas não um qualquer. Trata-se de um drone com sistema semiautônomo, ou seja, é possível realizar programações de voo com mínima intervenção humana. Baker detalhou todo o processo de desenvolvimento em seu site pessoal.

Via: PCWorld

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.