Conheça as lendas por trás do Star Wars Day

Por Wagner Wakka | 04 de Maio de 2018 às 09h27
photo_camera Divulgação

O dia 4 de maio é muito especial para os fãs de Star Wars. Não porque algum filme da série estreou na data, ou mesmo seja aniversário de George Lucas, criador da franquia. Não, 4 de maio é uma data especial unicamente por conta de um trocadilho que foi longe demais.

A brincadeira vem da expressão geralmente usada nos momentos de despedida dos personagens de Star Wars. Quando um Jedi vai partir para luta, a frase de efeito entra: “Que a força esteja com você”. A proposta inicial da sentença era reforçar o aspecto religioso da força, uma entidade até então única de cavaleiros muito especiais quando a saga começou. A frase era para se assemelhar com “que o seu deus esteja com você”, recorrentemente usado em religiões pelo mundo.

Contudo a expressão, originalmente em inglês, ganhou outra interpretação. Na língua da rainha se diz: “May the force be with you”. A construção “May the force” se assemelha muito a data de quatro de maio, cuja grafia, em inglês, é “May the Forth”. Por uma grande coincidência labial, os fãs da série adotaram a data como uma boa oportunidade para celebrar o universo de Star Wars.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Mas é só isso?

Sim, a data vem unicamente disso. Porém existem outros temperos para esta narrativa que foram adicionados com o tempo. Há fãs que dizem que o Star Wars Day é celebrado neste dia por conta do lançamento do primeiro filme. Mas o longa de estreia foi aos cinemas em 25 de maio. Há quem diga, ainda, que a data representa o aniversário de George Lucas, mas o cineasta nasceu em 14 de maio.

“A data existe porque foi feito um trocadilho, simples assim”, brinca Rafael Lemos, editor-chefe do Sociedade Jedi, grupo criado em 2015 para compartilhar e discutir sobre o universo de Star Wars. “Mas tem também a história de quando, em 1979, Margaret Thatcher foi eleita a primeira mulher como primeira-ministra da Grã Bretanha. O partido dela fez essa brincadeira, esse trocadilho, do May The Forth, ou, 4 de maio, que foi quando ela foi eleita”, conta.

De fato, Margareth Thatcher foi eleita na data. A crença é de que o Partido Conservador britânico tivesse pago ao jornal Evening News de Londres para veicular uma nota de apoio à candidata vencedora. O texto traria: “May the fourth be you, Maggie. Congratulations”. O texto até que faria sentido no contexto da época. Thatcher era considerada, naquele momento, líder da oposição, tal qual os rebeldes eram nos filmes de Star Wars. Só depois passaria a ser a Dama de Ferro, como ficou conhecida.

Entretanto, não há imagens da propaganda veiculada pelo partido, nem comprovação oficial do fato, o que joga a história, tal qual a força em Ameaça Fantasma, para o campo da lenda urbana.

Dia oficial

O trocadilho ficou tão famoso e querido pelos fãs da série que hoje é considerado oficial: Star Wars Day. Desde que a Disney comprou a Lucasfilm e, por tabela, a franquia, passou a considerar a data oficialmente como comemoração.

Mas mesmo antes, o dia já era especial no coração dos fãs com o inglês em dia. “Me apaixonei por Star Wars mesmo em 2002 e fui conhecer essa data muito tempo depois. Mas eu acho ela muito interessante porque ela é ao mesmo tempo em maio, que é aniversário do George Lucas, e também o mês de estreia dos primeiros filmes, que foi dia 25 de maio”, reconhece Lemos.

De fato, o mês é especial não só para quem é fã da franquia, como para os nerds em geral. É em maio, também, que se comemora o Dia do Orgulho Nerd, no dia 25.

Já, para Lemos, o mês ainda tem um motivo a mais para ser especial. “Minha filha também nasceu dia 9 de maio. Eu queria muito que ela tivesse vindo dia 5, era um sonho. Mas ela não quis saber e resolveu esperar mais um pouquinho. Então, é uma época muito especial para mim”, diz o fã.

Então, para você que também gosta da série, “May The Forth Be With You”.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.