Quem está por trás dos doodles do Google?

Por Redação | 15 de Agosto de 2012 às 11h45

Os doodles do Google são capazes de fazer milhares de pessoas soltarem a imaginação, aprenderem sobre personalidades e até se divertirem muito. Datas comemorativas, aniversários, eventos e objetos estão entre as principais e mais famosas artes presentes na página inicial de busca do Google. Mas quem são os responsáveis pelos doodles?

Entre as artes de maior sucesso podemos citar a guitarra interativa Les Paul, um jogo do Pac-man, um clipe contando a trajetória do lendário vocalista do Queen, Freddie Mercury e um sintetizador eletrônico em homenagem ao aniversário do seu inventor, Robert Moog.

Doodle sintetizador Robert Moog

O sintetizador eletrônico foi criado em homenagem ao aniversário do seu inventor, Robert Moog

As Olimpíadas de Londres, Inglaterra, também ganharam uma série de doodles especial. Durante os quinze dias da competição, os usuários do serviço se depararam com jogos interativos de várias modalidades como atletismo, natação, futebol entre outras.

O que começou em 1998 com uma simples vara animada atrás da letra 'o' da palavra Google, que mostrava os funcionários que estavam fora do escritório, hoje se tornou uma série de desenhos elaborados e já conta com mais de mil criações.

De acordo com o BBC News, a equipe responsável pelas criações, liderada por Ryan Germick, muitas vezes passa meses para desenvolver as complexas animações. "Para mim, é mais perceber se eu consigo fazer meus colegas rirem ou aprender uma nova técnica, então eu faço meu trabalho", afirmou Germick. "Tenho certeza de que estamos representando a arte e a tecnologia da melhor maneira possível".

A equipe não gosta de se rotular como artistas ou designers, eles afirmam que buscam fazer o melhor com os poucos recursos disponíveis. A maior parte das pessoas envolvidas com os doodles trabalha apenas 20% de seu tempo nesse tipo de criação e, no tempo restante, atua em outras áreas da empresa.

Além de promover entretenimento, os responsáveis acreditam que os doodles são uma forma de humanizar a página de buscas da empresa, trazendo mais cor e, claro, informação.

A decisão e apresentação dos temas é feita de maneira democrática, permitindo que toda a equipe opine sobre a criação. Os escritórios internacionais do Google e os usuários também enviam ideias de doodles comemorativos, e todos são avaliados com calma.

Grande parte dos doodles são feitos utilizando ferramentas de desenho digital, mas alguns deles já se originaram a partir de uma pintura física como, por exemplo, a homenagem feita ao pintor Gustav Klimt. "Eu queria prestar uma homenagem a Klimt com sua pintura mais famosa, 'O Beijo'. Espero que nosso humilde rabisco tenha feito uma homenagem digna do seu talento", afirmou Jennifer Hom.

Equipe doodle Google

Algumas animações levam até meses para ficar prontas

Quando a questão é se os doodles podem ser considerados arte, a equipe de desenvolvedores diverge muito. Uns afirmam que o design é considerado a arte contemporânea, outros dizem que como são pagos e contratados para fazer isso, suas criações não podem ser consideradas arte.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.