Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cirque du Soleil está testando impressoras 3D na criação de seus trajes

Por| 09 de Janeiro de 2015 às 13h29

Link copiado!

Cirque du Soleil está testando impressoras 3D na criação de seus trajes
Cirque du Soleil está testando impressoras 3D na criação de seus trajes

É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre o Cirque du Soleil, um dos circos mais famosos do mundo. Isso acontece pelo fato de que esta trupe é composta por ex-atletas olímpicos e outros profissionais de peso, permitindo a composição de números complexos que fazem o queixo dos expectadores caírem. Sendo assim, a fama dessa grande equipe foi embasada na dificuldade dos movimentos executados.

Para dar inúmeras piruetas, cambalhotas e outros passos, as fantasias utilizadas durante os shows precisam estar milimetricamente ajustadas ao corpo dos artistas. Por conta disso, o Cirque du Soleil está testando o uso de impressoras 3D no processo de fabricação desses trajes, com o objetivo de tornar esse trabalho o mais rápido e preciso possível, assim como afirmado em um making-of feito no Canadá e divulgado pelo pessoal do site TechWorld.

Tudo começa com um scanner do modelo Handyscan 3D, que armazena dados de todos os membros da trupe, incluindo malabaristas, acrobatas e palhaços. Todo mundo que utiliza uma fantasia acaba tendo um busto feito de resina, peça utilizada para que os estilistas façam medições e desenvolvam os trajes sem a necessidade de parar o treinamento dos artistas, algo que resulta em praticidade e velocidade.

Nessa etapa da produção já há a presença de impressoras para a produção dos bustos. Agora, com o preço dos produtos cada vez mais acessível e com a densidade deles melhorando, o Cirque du Soleil espera utilizar esses aparelhos com maior frequência. Não há maiores detalhes destes planos, mas caso o sistema de bustos continue a dar resultados positivos, pode ser que as impressoras tenham um lugar definitivo na trupe.

Continua após a publicidade

O TechWorld ainda ressalta que a tecnologia não é algo estranho para o grande circo. Isso porque eles se apresentam em todos os continentes, fazendo da tecla SAP uma ferramenta de grande importância. Além disso, os shows necessitam de um controle de som e luzes muito grande, dependendo de aparelhos eletrônicos e softwares para acontecerem.