Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Rug Pull" foi o golpe que mais cresceu no mercado cripto; veja como evitar

Por| Editado por Claudio Yuge | 15 de Junho de 2022 às 19h20

Link copiado!

Pexels/cottonbro
Pexels/cottonbro

Não podemos negar que o mercado de criptomoedas gerou oportunidades para pessoas comuns ganharem muito dinheiro investindo nessa nova modalidade. Mas, além de ganhos, as criptos infelizmente também abriram as portas para bandidos. Um tipo de golpe comum que afeta muitos investidores neste setor ´r o chamado “rug pull”, um termo em inglês que traduzido significa: "puxada de tapete".

A firma Chainalysis, especializada na geração de dados relacionados ao mercado cripto, revelou que em 2021 cerca de 40% dos golpes envolvendo criptomoedas foi por "puxada de tapete". Segundo especialistas, essa modalidade de golpe acontece quase diariamente.

Rudá Pellini, cofundador da fintech Wise&Trust lembra que esse foi um golpe muito comum em 2017, quando surgiu a “explosão” de ICOs (oferta inicial para arrecadar fundos de uma criptomoeda). Essa prática voltou a ganhar força recentemente, com projetos de NFT (token não-fungível) e DeFi (finanças descentralizadas).

Continua após a publicidade

O “rug pull” acontece da seguinte forma: o criador de um projeto compra quase todas as moedas e faz a cripto ter uma grande valorização; a alta desperta o interesse de outros investidores, que também adquirem o ativo, fazendo-o valorizar ainda mais; então, o dono do projeto, com a maioria das moedas, vende tudo na alta e faz despencar o preço do token.

Geralmente, as criptos envolvidas neste golpe estão em corretoras descentralizadas. As transações nessas plataformas acontece sem intermediação; portanto, um reembolso é praticamente impossível.

Rafael Brunacci, gerente da Coinspade; e Lucas Passarini, trader do Mercado Bitcoin, citaram à CNN um exemplo de “rug pull” que chamou muito a atenção da mídia e causou grande prejuízo, envolvendo a squidCoin, inspirada na série Round 6.

Continua após a publicidade

"Essa categoria de golpe está geralmente relacionada com moedas digitais cujo nome é ligado a algo que está em alta, como uma série”, explicou Passarini. Round 6 é a série de maior sucesso da história da Netflix, com mais de 100 milhões de visualizações. Por isso, os golpistas se interessaram em criar algo para aproveitar essa popularidade.

Como evitar o "Rug Pull"

De modo a evitar que os investidores caiam nessas categorias de golpes, os especialistas recomendam as seguintes dicas de prevenção:

  • Verifique quem são os desenvolvedores do projeto e se eles são reais;
  • Consulte o "white paper" (documento oficial do projeto de um token);
  • Identifique as comunidades de discussão do Telegram ou Discord;
  • Verifique se as criptos possuem sites falsos ou parecidos com projetos famosos;
  • Identifique se há um marketing excessivo em torno do projeto;
  • Confira se uma única carteira tem a posse da maior parte das moedas do projeto.
Continua após a publicidade

Fonte: CNN Brasil