Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem criou o Bitcoin? ChatGPT faz lista de suspeitos

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Abril de 2023 às 18h39

Link copiado!

Pixabay/Tumisu
Pixabay/Tumisu

Na última segunda-feira (24), o Portal do Bitcoin questionou o ChatGPT, ferramenta baseada em inteligência artificial, sobre os nomes mais prováveis por trás do pseudônimo de Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin que mantém sua identidade anônima até hoje.

Considerado a primeira criptomoeda, ou moeda digital descentralizada, o Bitcoin foi descrito no artigo “Bitcoin, um sistema de dinheiro eletrônico ponto a ponto”, publicado em 2008 na discussão The Cryptography Mailing. O documento foi desenvolvido por um programador, ou grupo de programadores, sob a identidade de Satoshi Nakamoto.

Em resposta ao questionamento, o ChatGPT faz questão de deixar claro que a identidade do criador do Bitcoin ainda é um grande mistério que "pode nunca ser resolvido". Sobre as probabilidades reais para cada nome listado, o chatbot afirmou ser incapaz de fornecer números e probabilidade reais.

Continua após a publicidade

Os nomes mais comuns a serem apontados como suspeitos de serem Nakamoto são:

  • Nick Szabo — cientista da computação e criptógrafo considerado por alguns como o pai dos contratos inteligentes. Conhecido por seu trabalho em moedas digitais, foi citado como um possível candidato a Satoshi Nakamoto devido à sua experiência técnica e envolvimento no desenvolvimento inicial do Bitcoin;
  • Hal Finney — programador de computador e um dos usuários iniciais de Bitcoin. Finney foi a primeira pessoa a receber uma transação de BTC de Satoshi Nakamoto. Ele esteve fortemente envolvido no desenvolvimento inicial da criptomoeda e tinha uma sólida experiência em criptografia e ciência da computação;
  • Gavin Andresen — programador de software que foi apontado como o principal desenvolvedor do Bitcoin após a saída de Satoshi Nakamoto, em 2011. Apesar de afirmar não ter conhecimento da verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto, seu envolvimento próximo com o desenvolvimento inicial do Bitcoin levou algumas pessoas a especularem que ele pode ter feito parte da equipe original.

Segundo o Portal do Bitcoin, os três primeiros nomes citados pelo ChatGPT são os mais aceitos como possíveis candidatos devido às suas relações próximas ao Bitcoin, ou então em projetos relacionados, utilizando as suas verdadeiras identidades.

No entanto, a IA ainda cita outros oitos suspeitos e suas respectivas justificativas:

  • Paul Le Roux — ex-programador e gênio do crime, está atualmente cumprindo pena de prisão. Alguns sugeriram que o histórico de Le Roux em criptografia e programação, bem como sua reputação de sigilo e desejo de anonimato, devido às suas práticas criminosas, fazem dele um candidato em potencial para o criador do Bitcoin. Outros apontaram para supostas semelhanças nos estilos de escrita usados por Satoshi Nakamoto e Le Roux, ou o uso de pseudônimos semelhantes a Satoshi no passado: “Solotshi”.
  • Dorian Nakamoto — um nipo-americano que foi erroneamente identificado como Satoshi Nakamoto por um jornalista em 2014. Embora ele tenha negado qualquer envolvimento com Bitcoin e posteriormente tenha entrado com uma ação contra o jornalista, algumas pessoas ainda acreditam que ele pode ser o verdadeiro Satoshi Nakamoto.
  • Wei Dai — é engenheiro de computação e esteve envolvido na criação do b-money, que foi uma das primeiras propostas para uma moeda digital descentralizada. Seu trabalho tem semelhanças com os conceitos por trás do Bitcoin.
  • Adam Back — um criptógrafo e cientista da computação que desenvolveu o sistema de prova de trabalho Hashcash, que é usado em filtros de spam de e-mail e foi uma das inspirações para o Bitcoin.
  • Ian Grigg — um criptógrafo financeiro conhecido por seu trabalho em sistemas de moeda digital, incluindo a criação do Ricardian Contract, uma estrutura legal e técnica para contratos inteligentes.
  • Bram Cohen — o criador do protocolo de compartilhamento de arquivos peer-to-peer BitTorrent, que tem algumas semelhanças com a estrutura descentralizada do Bitcoin.
  • Jed McCaleb — um programador e empresário que criou a primeira grande exchange de Bitcoin, Mt. Gox, e mais tarde fundou outros projetos de criptomoeda, como Ripple e Stellar.
  • Craig Wright — um cientista da computação australiano que afirma ser Satoshi Nakamoto desde 2016. No entanto, suas reivindicações foram amplamente contestadas e ele esteve envolvido em várias disputas legais sobre seu suposto papel na criação do Bitcoin. Wright é um defensor do Bitcoin SV (BSV), uma criptomoeda criada a partir do fork do Bitcoin Cash (BCH), que por sua vez foi resultado de uma divisão na rede do Bitcoin — separando-o do Bitcoin Core (BTC).

Outro portal relacionado à criptomoedas, o BeInCrypto também fez perguntas sobre a identidade de Nakamoto para a ferramenta de IA. Uma das respostas do ChatGPT revela uma suposta probabilidade de 60% de que o criador do Bitcoin seja um único indivíduo, e não um grupo de pessoas.

Fonte: Portal do Bitcoin