Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quais são as diferenças entre criptomoeda e moeda digital?

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Julho de 2022 às 22h00

Link copiado!

Envato/ArtRachen
Envato/ArtRachen

Muita gente confunde moeda digital com criptomoeda. Inicialmente, não há problema em tratar ambas da mesma forma, principalmente quando se fala de uma forma mais geral sobre dinheiro virtual. Mas é importante deixar claro que existem diferenças.

Moeda digital é o formato virtual da moeda emitida pelo governo, aquela que você tem na carteira ou que saca nos caixas eletrônicos. Ao usar um aplicativo para fazer um pagamento, por exemplo, o usuário está utilizando uma moeda registrada e transferida digitalmente, cujo responsável é um órgão governamental.

Criptomoeda também são moedas digitais, no entanto, não foram emitida por um governo, e sim criadas com base na tecnologia blockchain. Suas transações são registradas de maneira transparente e imutável, que funciona como uma espécie de livro contábil, reforçando a segurança das operações. Portanto, esta classe de ativo não é controlada pelo Banco Central, por exemplo.

Continua após a publicidade

A mais conhecida criptomoeda é o Bitcoin, mas também existem outras, como Ether, Litecoin, USDT, Dogecoin e etc.

Principais diferenças entre moeda digital e criptomoeda

Uma das maiores diferenças trata do controle sobre o valor monetário. A moeda digital é moderada por um órgão central que atua com medidas para definir seu preço. As ações adotadas por esse agente podem depreciar ou valorizar o dinheiro.

Continua após a publicidade

No caso da moeda do Brasil, o real, é o Banco Central quem controla todo o processo, desde a criação até a intermediação das transferências entre os usuários. O governo federal ,através de ações, também pode influenciar na cotação do dinheiro.

A criptomoeda, por outro lado, segue um sistema completamente transparente, desde a sua criação, transferências e posse dos ativos. Seu valor independe de ações praticadas por governos; seu preço segue o livre mercado: os próprios usuários definem quanto o criptoativo vale.

Outra diferença é a criptografia. A moeda digital é, basicamente, dinheiro eletrônico que funciona no sistema do Banco central e não possui uma operação especial. Enquanto isso, as criptomoedas são baseadas em um livro-razão chamado blockchain. Elas são armazenadas em suas próprias carteiras digitais, o que na maioria das vezes garante uma maior segurança.

Uma vantagem que a moeda digital tem sobre as criptomoedas é a sua estabilidade. Por ser uma versão tecnológica do dinheiro do governo, seu preço não oscila e pode ser amplamente utilizada pela população. As criptomoedas têm conquistado seu espaço no mercado, no entanto, a volatilidade tem dificultado sua usabilidade no dia a dia.

Continua após a publicidade

Utilização da moeda digital e da criptomoeda

Ao falar em utilização no dia a dia, é importante destacar as regras e diretrizes que regem as operações das duas classes de ativos. E nisso, mais uma vez a moeda digital se sobressai em relação à criptomoeda, por seguir todo um conjunto de regras definidos pelo sistema financeiro.

No entanto, na maioria dos países, incluindo o Brasil, avançam processos de regulamentação das criptomoedas. Já tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4401/2021, que tem o intuito construir diretrizes para o segmento.

Como são descentralizadas, as criptomoedas e não possuem um órgão central para reger seu funcionamento. Elas ainda são pouco usadas nas transações diárias, sendo essa uma desvantagem em relação às moedas digitais.

Continua após a publicidade

Fonte: Foxbit