Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Plataforma brasileira ganha fama internacional no rastreamento de Bitcoin

Por| Editado por Claudio Yuge | 17 de Fevereiro de 2022 às 20h40

Link copiado!

Divulgação/Sergei Tokmakov/Pixabay
Divulgação/Sergei Tokmakov/Pixabay

Um curso ministrado pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos em El Salvador contou com um fato interessante relacionado ao Brasil: uma plataforma nacional, criada em Goiás, para rastreamento de Bitcoin, foi considerada uma boa ferramentas para investigações envolvendo criptomoedas.

O curso, realizado em janeiro de 2022, foi uma iniciativa que reuniu agentes de segurança pública do mundo inteiro em El Salvador, primeiro país a legalizar o Bitcoin, para discutir o impacto em operações de justiça, principalmente envolvendo finanças, que a criptomoeda pode trazer.

Continua após a publicidade

Durante o curso, a plataforma BlockSherlock, criada pelo delegado da polícia civil Vytautas Zumas e reúne várias ferramentas para rastreio de criptomoedas, foi citada e reconhecida pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos como uma boa solução para casos que envolvam a procura de ativos digitais roubados.

A plataforma, criada pelo brasileiro durante a época em que ele trabalhava no Ministério da Justiça, conta com várias funções que permitem o rastreamento e acompanhamento organizado para facilitar investigações que envolvam roubos de ativos digitais.

A importância do reconhecimento da plataforma

Em entrevista para o portal Livecoins, o delegado afirma que o reconhecimento de sua plataforma em El Salvador, dois anos após a criação dela, mostra o quanto esse trabalho é importante para investigações financeiras no mundo inteiro.

Continua após a publicidade

Além disso, o delegado destaca que sabe que, para muitas pessoas no mundo, a plataforma talvez não seja tão fácil de ser usada, e por isso disponibilizou um manual no site da BlockSherlock que explica todo o processo de rastreamento.

Por fim, no final da entrevista com o portal Livecoins, Zumas destaca que sua plataforma não é restrita a investigadores, com qualquer pessoa podendo conferir seu funcionamento — embora, algumas funções específicas só estejam disponíveis para policiais e outros profissionais de segurança e investigação.

Mais informações sobre a BlockSherlock podem ser obtidas no site oficial da plataforma.

Fonte: Livecoins