Publicidade

Golpes com criptomoedas crescem 3894% em dois anos

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Maio de 2022 às 22h00

Link copiado!

Envato/Twinsterphoto
Envato/Twinsterphoto

Golpes na internet são um problema antigo enfrentado pelos usuários da rede. Bandidos geralmente atraem as vítimas com propagandas enganosas, promessa de dinheiro fácil. A verdade é que isso resulta na perda das economias e só prejuízo.

Um relatório publicado na terça-feira (24), pela LunarCrush, uma empresa especializada em análise de redes sociais com foco em criptomoedas, afirma que as contas em redes sociais até consideradas bots por especialistas, são, na verdade, pessoas — humanos operando vários perfis afim de obter informações bancárias ou pessoais, dinheiro, senhas ou algum outro item de valor.

A publicação aponta que o fato desses perfis fakes serem operados por humanos torna mais difícil identificar e combater esses golpistas. Bots são programados para executar tarefas automatizadas, repetitivas e pré-definidas, por isso é mais fácil encontrá-los.

Continua após a publicidade

O relatório revela que desde quando a LunaCrush passou a analisar dados de redes sociais com foco em criptomoedas, há dois anos, houve um aumento de 3.893% na atividade de scammers nessa plataformas. A LunarCrush falou sobre a intenção dos golpistas, e, segundo a empresa, a maioria se resume a duas coisas: "alguém tentando influenciar a maneira como você pensa ou alguém tentando tirar algo de você".

As moedas digitais chegaram e se tornaram o dinheiro da internet. Com elas ficou fácil transferir valores além das fronteiras. Hoje é simples enviar qualquer quantia para o outro lado do mundo utilizando criptomoedas. Isso facilita a ação dos golpistas, que, com o anonimato, conseguem se esconder das autoridades e continuar enganando as vítimas.

A promessa de ganhar muito dinheiro rápido e fácil geralmente é a isca utilizada pelos scammers, golpistas que utilizam a internet para enganar com perfis fakes. Em alguns casos, são promessas de investimento em uma criptomoeda que poderia valorizar 10.000% — mas esse investimento nunca rende nada.

Continua após a publicidade

O que fazer para se proteger contra golpes financeiros na internet?

Para que você se mantenha seguro, siga as seguintes medidas:

  • Use soluções de segurança no celular para se proteger de links maliciosos;
  • Cuidado com links compartilhados pelo WhatsApp e redes sociais;
  • Nunca informe dados bancários em sites ou aplicativos suspeitos;
  • Evite usar redes Wi-Fi públicas durante a realização de transações financeiras.

Atualmente é preciso tomar cuidado mesmo nos casos em que uma pessoa que entra em contato sabendo informações como seu CPF. É preciso desconfiar e não passar mais dados se não tiver certeza sobre quem está solicitando informações.

Continua após a publicidade

Cibercriminosos estão constantemente se reinventando e adaptando golpes recorrentes com novas tecnologias e roupagens. O Pix, por exemplo, já está sendo usado em diversas ações ilegais e a ausência de mecanismos mais eficientes de defesa tem estimulado a realização de sequestros-relâmpagos na cidade de São Paulo. Assim, sempre é bom ficar atento a alertas de segurança e seguir as recomendações de especialistas para continuar protegido.

Fonte: Lunar Crush, Cointelegraph