Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Criador do BitTorrent deixa empresa após aquisição pela TRON

Por| 20 de Agosto de 2018 às 13h32

Link copiado!

Criador do BitTorrent deixa empresa após aquisição pela TRON
Criador do BitTorrent deixa empresa após aquisição pela TRON

O criador do protocolo BitTorrent deixou sua criação para trás. Sem alarde nem anúncios oficiais, Bram Cohen confirmou sua saída da empresa por conta de sua aquisição pela TRON, que planeja integrar o protocolo de transferência de arquivos a um sistema de criptomoedas. Essa, inclusive, seria a razão para a separação.

A aquisição aconteceu no final de julho, com o empreendedor Justin Sun pagando nada menos do que US$ 140 milhões. Sua ideia é unir o protocolo de compartilhamento de dados a seu ecossistema decentralizado TRX, no que, acredita o empreendedor, traria mais legitimidade à sua tecnologia, além de, claro, um total de mais de 100 milhões de usuários.

Cohen, entretanto, nunca foi muito adepto das criptomoedas e teria sido justamente esse o motivo para sua saída da empresa. Ele fundou a BitTorrent em 2004, três anos depois de criar o protocolo de compartilhamento de dados. Ela administrava não apenas os avanços da tecnologia em si, mas também serviços e aplicações como o uTorrent, um dos clientes de download mais utilizados do mundo.

Entretanto, os esforços de reinvenção da companhia não deram muito certo. Enquanto sua tecnologia ficava cada vez mais reconhecida como vetor de pirataria e menos de compartilhamento livre, a empresa tentava ampliar os esforços de utilização do protocolo em transmissões ao vivo para notícias e entretenimento, enquanto buscava apoio corporativo para tornar o sistema, também, útil em redes internas de comunicação. Foram milhões investidos nessas iniciativas, mas pouco retorno. As criptomoedas, entretanto, passaram longe do ideal de Cohen por muito tempo.

Continua após a publicidade

Em declarações passadas, ele afirmou que as Bitcoins possuem “falhas fundamentais” em sua arquitetura, além de taxar os processos de mineração e geração como eficientes e dispendiosos. Entretanto, ao longo do tempo, ele parece ter mudado de opinião, já que não apenas adicionou uma indicação de que trabalha com criptomoedas em sua descrição no Twitter como aninciou o lançamento da Chia, unidade monetária focada no respeito ao meio ambiente e rodando em uma versão customizada do protocolo, que não exige uma quantidade absurda de energia e processamento para funcionar.

Ao confirmar sua saída, Cohen foi sucinto, afirmando que a informação sobre sua separação da empresa que fundou "está correta" e que, atualmente, não possui mais nenhuma ligação com a TRON. Ele não comentou mais sobre o assunto nem seus planos para o futuro, com a misteriosa descrição na rede social sendo a única indicação do que virá a seguir.

Fonte: Torrent Freak