Publicidade

YouTuber usa luva retrô do NES em braço robótico impresso em 3D

Por| 25 de Maio de 2020 às 23h30

Link copiado!

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

O músico Sam Battle, youtuber do canal Look Mum No Computer, é conhecido por fazer arte com itens excêntricos, como bicicletas e objetos antigos, usando sintetizadores. A mais recente obra de Battle utiliza uma Power Glove, a luva criada pela Nintendo para o seu primeiro console, o NES, como um protótipo de sensor de movimentos. Ele vai além de transformar o acessório do console em um sintetizador, pois usa um braço mecânico automatizado para controlar a luva.

Battle explica em seu canal todo o processo para a criação. Primeiro, ele precisa fazer com que os movimentos da luva se transformem em sinais precisos para os efeitos que pretende colocar. A Power Glove funciona da seguinte forma: em cada um dos dedos, ela tem um filete de resistores que, ao serem dobrados, modificam a tensão (voltagem). Ou seja, elas se comportam como um resistor.

O criador transforma o movimento de cada um dos dedos em sinais para o seu sintetizador. Depois de uma sequência de solda, capacitores e mais, ele criou uma interface para configurar a luva.

Continua após a publicidade

“Este dedo [anelar] funciona como volume. O grandão [polegar] como filtro”, descreve. “O anelar é o pitch. Veja que não é só ligado ou desligado, ele consegue reconhecer todo um espectro no caminho. Não é bem fácil de controlar cada dedo independente, mas funciona legal”, conta o artista. Assim, movendo os dedos, ele demonstra os efeitos em cima de uma música, adicionando grave, pitch, volume de acordo com as ações da luva.

O nascimento do braço mecânico

Só essa modificação já mostraria um grande feito. “Mas foi aí que eu tive a ideia: por que não colocar um braço mecânico para controlar a Power Glove?”. É aqui que começa a segunda etapa do vídeo de Battle. O artista também trabalha com impressão 3D. Assim, usando um projeto chamado Inmoov, criou um braço mecânico com dedos móveis. Detalhe: Battle teve de imprimir dois braços, pois o primeiro era o esquerdo, para a luva feita para destros.

Continua após a publicidade

Também depois de passar fios, colocar engrenagens e conseguir configurar o braço, o artista adicionou a luva. Assim, ele criou uma estrutura de movimentos para a mão mecânica de acordo com sons externos. Por exemplo, ao ouvir uma batida, o polegar se fecha. Em outra, o anelar se fecha, assim movimentando no ritmo da música.

O resultado para Battle foi a seguinte configuração: um teclado oferece a música inicial, cuja batida controla a mão mecânica. O braço, por sua vez, controla a Power Glove, a qual controla o sintetizador dos efeitos para a música inicial. Tudo isso para quê? Bom, a proposta de Battle é sempre criar técnicas e estudar formar de usar sintetizadores em músicas. No final do vídeo, ele vende algumas peças que criou e que podem ser usadas para a Power Glove.

A descrição completa do trabalho dele está no canal Look Mum No Computer.

Fonte: Loo Mum No Computer