Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nintendo diz que port de Super Mario 64 para PC violou direitos autorais

Por| 11 de Maio de 2020 às 09h47

Link copiado!

Nintendo diz que port de Super Mario 64 para PC violou direitos autorais
Nintendo diz que port de Super Mario 64 para PC violou direitos autorais
Tudo sobre Nintendo

Em uma ação que deve surpreender um total de zero pessoas, a Nintendo começou a tomar ações legais contra o port de Super Mario 64 para PCs, noticiado pelo Canaltech há alguns dias. Em diversos documentos de valor judicial enviados ao Google e YouTube, a gigante japonesa pede a ambas as empresas que o vídeo que demonstra o gameplay da versão, bem como qualquer referência feita a ele, seja tirado do ar, alegando violação de direitos autorais.

O port em questão não é inédito no sentido de fazer Super Mario 64 rodar no PC, mas é inovador ao tratar-se de uma versão construída diretamente com base no DirectX 12, oferecendo novidades como suporte à resolução 4K e visualização ultrawide para monitores modernos, bem como o joystick do Xbox One.

O autor do vídeo, identificado apenas como “Unreal”, havia categoricamente afirmado que não disponibilizaria links para download do port justamente para evitar problemas judiciais com a Nintendo. Embora ele tenha cumprido essa promessa, isso não serviu para dissuadir a ação do escritório de advocacia Wildwood Law Group, uma empresa conhecida por trabalhar nas searas judiciais em favor da Nintendo, atuando especificamente na supressão de ports e versões alternativas de propriedades intelectuais da empresa.

Continua após a publicidade

“O material que teve seus direitos violados é o videogame Super Mario 64, da Nintendo, incluindo trabalhos audiovisuais, software e representações de personagens fictícios cobertos pelo Registro Nº [EDITADO] de Direitos Autorais dos Estados Unidos”, diz uma das cartas enviadas. “O arquivo denunciado contém um trabalho derivativo não-autorizado com base no produto protegido por direitos autorais da Nintendo”.

A parte editada do comunicado refere-se ao número de registro pelo qual se baseia um processo movido por violação de direitos autorais, perante a lei dos Estados Unidos, onde o vídeo em questão foi hospedado. É bem provável que o número em questão seja “PA0000788138”, o mesmo usado pela Nintendo em um processo movido contra a Cloudflare em 2015, quando a empresa de hospedagem armazenou uma versão jogável via browser de Super Mario 64.

O Google e o YouTube não exibiram qualquer comentário sobre a situação, preferindo a obediência à reclamação: o referido vídeo, postado por Unreal, já está fora do ar.

Continua após a publicidade

A situação vem em paralelo a alguns rumores de que a Nintendo estaria se preparando para relançar Super Mario 64: boatos indicam que releituras aprimoradas do jogo, bem como Super Mario Galaxy e Paper Mario, estariam chegando ainda em 2020 para comemorar o aniversário de 35 anos do personagem.

Fonte: Torrent Freak