Xbox One pode ganhar retrocompatibilidade com Xbox original no futuro

Por Redação | 20 de Agosto de 2015 às 11h30

Pelo visto, a Microsoft gostou tanto da boa repercussão que a chegada da retrocompatibilidade trouxe ao Xbox One que cogita ir além daquilo que nos foi mostrado na última E3. Após revelar que os jogadores poderão usar seus games do Xbox 360 no console de nova geração, a empresa também está cogitando trazer suporte a títulos do Xbox original.

A possibilidade foi levantada pelo próprio presidente da divisão de jogos da empresa, Phil Spencer, em resposta a um usuário no Twitter. Questionado por um fã sobre a possibilidade de vermos esses clássicos retornando no Xbox One, o executivo respondeu que ele mesmo se pergunta se isso é possível, uma vez que todo o processo consiste em fazer com que o console rode um emulador.

Assim, em tese, seria basicamente o mesmo procedimento, ou seja, bastaria fazer com que o One emulasse o primeiro Xbox para que ele pudesse reconhecer e rodar seus jogos. E é uma lógica tão simples que o próprio Spencer disse já ter perguntado sobre a viabilidade disso aos programadores responsáveis pela retrocompatibilidade.

No entanto, isso não quer dizer que você vai poder tirar aquelas velharias do fundo do seu armário em breve. Como o próprio presidente da Xbox afirmou, esse é um recurso que ainda está sendo cogitado e, neste primeiro momento, a prioridade é finalizar a retrocompatibilidade com o Xbox 360, que deve chegar para todos na atualização do One em novembro.

O curioso é que, apesar de promissor, esse é um recurso que realmente faz muito mais sentido nos Estados Unidos do que em outras regiões, principalmente o Brasil, onde o Xbox original mal chegou e são poucas as pessoas que tiveram a plataforma. Assim, trazer o suporte a esses títulos seria muito mais um extra do que uma função realmente interessante para a maioria dos jogadores. Ainda assim, levando em consideração que o PlayStation 4 não é capaz nem mesmo de receber jogos do PS3, essa novidade pode ser uma vantagem a mais para a Microsoft e um diferencial e tanto para os fãs mais saudosistas.

Lançado em 2001, o primeiro sistema da Microsoft teve pouco menos de 1.000 jogos em sua biblioteca e, por mais que ele nunca tenha sido um enorme sucesso — algo que a empresa só conseguiu com a chegada do Xbox 360, em 2005 —, o console teve lá os seus clássicos. Entre os destaques, há os exclusivos Phantom Dust, Conker: Live and Reloaded e o primeiro Forza Motorsport, além de sucessos como Fable, Beyond Good and Evil e os dois primeiros Halo.

Via: IGN