Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sem querer, Sony pode ter revelado número de jogadores de vários títulos do PS4

Por| 18 de Dezembro de 2018 às 16h23

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
PlayStation 4

Um dos dados mais resguardados pelas fabricantes de consoles é o número exato de usuários dos seus jogos. Os motivos para isso são variados, mas o final é o mesmo: as empresas não revelam este número abertamente, salvo por campanhas de marketing e negociatas com anunciantes e afins. A Sony, porém, pode ter revelado sem querer o volume de jogadores da maioria dos jogos do PlayStation 4, tudo por culpa do recurso “MyPS4Life”, noticiado ontem (17) pelo Canaltech.

Funciona assim: o MyPS4Life traz os dados de um usuário sobre a sua posse do console da Sony, como o primeiro jogo executado, título onde ele dedicou mais horas etc. Basicamente, números absolutos relacionados a conquistas. No Reddit, usuários perceberam que isso acaba facilitando um cálculo aproximado e moderadamente preciso de quantos jogadores cada jogo teve. Por exemplo: 33.764 jogadores conquistaram o troféu “Photo Bomber” em Fallout 76. De posse desse dado, o próximo passo é pesquisar na própria PlayStation Network o percentual de jogadores que conquistaram este troféu — que é de 8,3%.

Aplicando a matemática básica da “regra de três”, foi concluído que 406.795 jogadores rodaram Fallout 76 em seus consoles.

Continua após a publicidade

Evidentemente, os números não dão a maior precisão na informação destes dados, mas as implicações disso, caso verdadeiras, são muitas, e bastante densas: pouco mais de 400 mil jogadores em Fallout 76, por exemplo, é um número perigosamente baixo de adesão, especialmente se compararmos com os 9 milhões de Call of Duty: Black Ops 4; os 6 milhões de Red Dead Redemption 2; Detroit: Become Human e seus 2,4 milhões e até mesmo o esquecível Mass Effect Andromeda, com 2,2 milhões. Esse tipo de informação acirra o aspecto competitivo do mercado, com dados que as empresas não querem que sejam tratados publicamente.

É válido citar que o valor aproximado depende de alguns fatores, também: jogos recentes podem não ter compilado todas as informações mais atualizadas (Fallout 76, por exemplo, foi lançado em novembro) e este número provavelmente não contabiliza títulos de segunda mão, comprados no mercado de usados. Ou mesmo se são downloads gratuitos para assinantes da PlayStation Plus.

Por ora, usuários mais aptos à tecnicalidade de análise destes dados estão vendo o que se pode tirar das informações do MyPS4Life, mas já foi criado até um domínio para registrar tais números: FIFA encabeça a lista com 50 milhões por toda a franquia (FIFA 19, o mais recente, já conta com 19 milhões) e GTA V traz 50 milhões de usuários no PlayStation 4.

Fonte: Forbes; gamstat