PlayStation 5 | Video oficial mostra detalhes do que muda com a nova interface

Por Wagner Wakka | 15 de Outubro de 2020 às 15h20
Francielle Lima/Canaltech
Tudo sobre

Saiba tudo sobre PlayStation 5

Ficha técnica

A Sony revelou, nesta quinta-feira (15), como será o sistema operacional e experiência de usuários do PlayStation 5. A plataforma é bem diferente do que se vê no atual console, adicionando velocidade, um sistema de cartões, ajuda e novas possibilidades de interação com amigos. Vamos a todas elas.

Cartões

Com mais capacidade de processamento e o SSD, a Sony pode introduzir alguns elementos na interface do console. Primeiro, a loja de jogos está agora integrada ao videogame e não é mais um app a parte. Isso já faz com que a plataforma seja mais rápida e fácil de acessar. A principal inovação está no sistema de cartões. Quando o jogador aperta o botão do PlayStation no DualSense, um menu se abre na parte debaixo dando acesso fácil a algumas funcionalidades. Até aqui, semelhante ao PS4.

Contudo, há também alguns cartões mostrando Atividades do jogador em relação ao game está na tela. Os cartões reúnem progresso em uma fase, desempenho em troféus, além de imagens e vídeos salvos pelo usuário.

Sistema de cartões ajuda a identificar o que falta se feito no jogo (Foto: Reprodução/Sony)

Uma novidade está no centro de ajuda do game. Alguns títulos, como o Sackboy apresentado no vídeo, vão contar com um hub de informações para ajudar, não somente quem está empacado em uma fase, mas também a encontrar os troféus.

No vídeo, a empresa explica que só têm acesso a este hub os jogadores que assinam a PS Plus. Contudo, há estimativa de tempo (baseada no comportamento do jogador) ele vai precisar para pegar um troféu, ou terminar uma fase, por exemplo, e quanto (em %) falta para a execução da atividade.

O centro de ajuda oferece descrição, fotos e vídeos para jogadores empacados. Ainda, é possível deixar o vídeo rolando do lado, enquanto você repete os movimentos apresentados.

Grupos

Além disso, a plataforma agora tem algumas mudanças na formação de parties para jogar no PlayStation 5. É mais rápido para aceitar o convite para um grupo e não é mais preciso parar o seu gameplay para isso.

Outra novidade para grupos no aparelho é que é possível assistir a uma tela compartilhada de um amigo, ao mesmo tempo em que você continua jogando sua partida. O vídeo mostra que isso pode ser feito em tela dividida ou no modo picture-in-picture.

Separação

Por fim, a Sony também modificou um problema já antigo do seu sistema operacional, a mistura de conteúdos. Agora, há uma aba dedicada somente para games e outra para mídia, com apps como Spotify e Netflix.

Assim, é mais fácil de o usuário identificar onde estão todos os jogos da biblioteca e como acessá-los. O SSD do PlayStation 5 ainda permite que vários games fiquem suspenso e possam ser retomados rapidamente.

Jogos agora ficam separados de aba de mídia na parte de cima (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

O PlayStation 5 chega ao mercado em duas versões, com ou sem o leitor de Blu-Ray. No Brasil o lançamento acontece em 19 de novembro.

Compre o PS5 e o Xbox Series X | S no Brasil

E aí, você já decidiu se vai de PS5 ou de Xbox Series? Independentemente da sua escolha, ambos os consoles já estão disponíveis no Brasil em pré-venda. Ao comprá-los antecipadamente, você garante que terá algum dos novíssimos dispositivos antes de 2020 acabar. Que tal aproveitar agora? Basta seguir as nossas dicas pelos links abaixo e esperar a entrega chegar:

Quer mais promoções? Conheça o Canaltech Ofertas

Cansado de gastar várias horas para encontrar preços baixos na internet? Então chegou a hora de conhecer o Canaltech Ofertas, nosso serviço que seleciona apenas as melhores promoções das lojas online. Pronto para economizar? Você pode acompanhar os descontos no grupo de WhatsApp ou no site oficial:

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.