Publicidade

PlayStation 5 | Sony promete gráficos em 8K e retrocompatibilidade com PS4

Por| 16 de Abril de 2019 às 12h57

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
PlayStation 4

Finalmente a Sony liberou detalhes concretos sobre seu console de próxima geração, que ainda não tem nome oficial, mas que todos já chamam de PlayStation 5 — e é o que deverá ser mesmo. Em entrevista à revista Wired, Mark Cerny, arquiteto chefe do console, esmiuçou as primeiras configurações reais sobre o novo hardware, revelando que o aparelho suportará gráficos em 8K, áudio 3D, SSDs de altísisma velocidade e será retrocompatível com os jogos existentes do PlayStation 4.

Não é uma simples atualização

De acordo Cerny, o novo console não é apenas uma atualização do PS4, como o PS4 Pro. Há um hardware totalmente novo dentro do PlayStation 5, incluindo um processador de oito núcleos baseado na linha Ryzen de terceira geração da AMD Zenn de 7nm e uma GPU personalizada com base na Radeon Navi da AMD, que trará gráficos em estilo raytracing para um console de jogos pela primeira vez. O resultado final de todas essas melhorias de hardware: o PS5 suportará gráficos 8K, isso, claro, se você tiver uma TV para isso.

Som 3D

Continua após a publicidade

A Sony também está colocando ênfase especial no áudio 3D do PlayStation 5. O novo chip da AMD aparentemente inclui uma unidade personalizada apenas para isso, e os japoneses esperam que ele leve os jogos a patamares mais imersivos tanto nos alto-falantes da TV quanto nos fones de ouvido.

Carregamentos mais rápidos com SSD

A outra grande mudança que vem para o PlayStation 5 é a substituição do disco rígido por um SSD, que naturalmente melhorará o tempo de carregamento e a jogabilidade. Segundo Cerny, o recurso de viagem rápida em Spider-Man levou apenas 0,8 segundo no devkit do PS5, enquanto no PS4 demorou perto de 15 segundos.

Retrocompatibilidade com PS4 e PSVR

Continua após a publicidade

Outros detalhes que a Sony revelou sobre o PS5 incluem o fato de que ele será compatível com os jogos existentes do PlayStation 4. Ao contrário da transição do PS3 para o PS4, o PS4 e o PS5 compartilham arquiteturas similares, tornando o suporte muito mais fácil. A Sony também prometeu que será possível utilizar as cópias físicas dos jogos, não ficando restritas apenas aos downloads. A empresa também está prometendo que, quando o PS5 for lançado, será uma transição mais lenta, com vários novos lançamentos para o PS4 e PS5 — pelo menos no começo.

Embora a Sony ainda não discuta os planos futuros do PSVR, como um dispositivo de próxima geração para acompanhar o novo console, a empresa confirmou que o atual continuará funcionando no PlayStation 5.

Como a Sony não participará da E3 2019, é possível que vejamos mais detalhes sobre o vindouro console em algum evento solitário da fabricante japonesa, como a PS Experience. Ainda segundo Cerny, o Playstation 5 não será lançado neste ano.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge , Wired