Publicidade

PlayStation 5 | Designer explica porque videogame é tão grande

Por| 16 de Outubro de 2020 às 09h58

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

Quando a Sony apresentou o PlayStation 5 pela primeira vez, um ponto que chamou atenção foi o tamanho do videogame. Agora, depois que a empresa fez o teardown do aparelho, é possível entender porque ele é tão grande. Mas será que não daria para fazer menor?

Em entrevista ao jornal Nikkei, Otori Yasuhiro, responsável pelo design mecânico e térmico do PlayStation 5, explicou que a robustez do aparelho vem principalmente por conta da grande ventoinha na parte de cima.

A peça tem duas questões de design importantes. A primeira é que ela é responsável pelo resfriamento de ambos os lados da placa principal do console. De um lado, há o chipset AMD com CPU e GPU, do outro; SSD e o controlador.

Continua após a publicidade

Desta forma, a ventoinha precisa ser robusta, com seus 4,5 centímetros de espessura, para dar conta de resfriar ambas partes do aparelho. Entretanto, o próprio designer informou que daria para fazer uma versão menor caso houvesse duas ventoinhas em cada lado da placa.

“Seria possível desenvolver o PlayStation 5 para ser menor. Por exemplo, colocando dois coolers, um para o lado A e outro para o lado. O tamanho do PlayStation 5 seria reduzido sim”, informou ao veículo.

Então, qual o motivo que levou a Sony a opter pelo design agigantado? “Há um custo adicional atrelado a ter duas ventoinhas. Ainda, controlar a funcionalidade das duas é mais difícil que somente uma. Com estes problemas em mente, nós decidimos refrigerar ambos os lados da placa principal apenas com uma grande ventoinha”, apontou.

Continua após a publicidade

A Sony divulgou um vídeo abrindo o PlayStation 5 para mostrar todos os componentes internos do aparelho. Segundo a empresa, o design levou cinco anos para ser desenvolvido, com o primeiro protótipo sendo feito em 2015.

O PlayStation 5 chega ao mercado em duas versões: a padrão, com leitor de Blu-Ray, e a Playstation 5 Digital Edition, sem o drive de disco. No Brasil o lançamento acontece em 19 de novembro.

Compre o PS5 e o Xbox Series X | S no Brasil

E aí, você já decidiu se vai de PS5 ou de Xbox Series? Independentemente da sua escolha, ambos os consoles já estão disponíveis no Brasil em pré-venda. Ao comprá-los antecipadamente, você garante que terá algum dos novíssimos dispositivos antes de 2020 acabar. Que tal aproveitar agora? Basta seguir as nossas dicas pelos links abaixo e esperar a entrega chegar:

Continua após a publicidade

Quer mais promoções? Conheça o Canaltech Ofertas

Cansado de gastar várias horas para encontrar preços baixos na internet? Então chegou a hora de conhecer o Canaltech Ofertas, nosso serviço que seleciona apenas as melhores promoções das lojas online. Pronto para economizar? Você pode acompanhar os descontos no grupo de WhatsApp ou no site oficial:

Continua após a publicidade

Fonte: VGC