Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como configurar o seu Xbox One novo

Por| Editado por Bruno Salutes | 20 de Dezembro de 2020 às 15h00

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

O Xbox One é a terceira edição da linha de consoles da Microsoft e sucessor do Xbox 360. Lançado em 2013, o console veio para compor a oitava geração de videogames, junto com seus rivais, o PlayStation 4 e o Nintendo Switch.

Apesar de um início conturbado e algumas controvérsias referentes à necessidade de estar sempre conectado à internet para funcionar, o videogame recebeu diversas críticas positivas referentes ao design de seu controle, recursos de multimídia, e até mesmo por ser mais silencioso que seu antecessor.

Continua após a publicidade

Com o passar dos anos, o videogame ganhou novas versões como o Xbox One S que, dentre outras novidades, veio com tamanho reduzido; o Xbox One S versão digital, que não possuía leitor de disco; e o Xbox One X que permitia jogar os games com resolução 4K nativa.

Se você adquiriu recentemente uma destas edições do Xbox One, confira abaixo como fazer as configurações iniciais do seu videogame!

Como configurar o seu Xbox One

Passo 1: ao ligar o seu Xbox pela primeira vez, conecte o controle e, como indicado na tela, aperte o botão “A” para prosseguir.

Continua após a publicidade

Passo 2: em seguida, escolha o idioma que você quer usar no console. Para o “Português”, selecione “Brasil” na aba seguinte.

Passo 3: feito isso, configure uma conexão com ou sem fio para o console realizar os procedimentos seguintes.

Continua após a publicidade

Passo 4: antes de prosseguir, o console irá exigir que você faça uma atualização.

Passo 5: assim que a atualização finalizar, efetue o login com a sua conta da Microsoft, caso tenha uma. Senão, crie e configure uma.

Continua após a publicidade

Passo 6: ao efetuar o login, você poderá realizar algumas configurações extras, como entrar sem barreiras ou pedir um PIN de acesso. Você pode escolher enviar dados de uso e diagnóstico, para caso ocorra algum problema. Caso seja do seu interesse, clique em “Sim, enviar dados opcionais”, senão, clique em “Não, obrigado”.

Passo 7: também é possível vincular um controle para que, assim que você ligá-lo, a sua conta seja automaticamente conectada. Configure também se você quer uma inicialização do console rápida ou com economia de energia.

Continua após a publicidade

Dica: nesta etapa do processo, você pode incluir uma assinatura do Game Pass ou do Xbox Live Gold.

Passo 8: as configurações iniciais do seu console foram realizadas. Selecione a opção “Leve-me para a Home” para poder finalizar o procedimento.

Continua após a publicidade

Bem-vindo à Home do Xbox One

Esta é a tela inicial do seu Xbox One. Nela, você pode acessar e gerenciar todos os seus jogos, assinaturas e muito mais.

Continua após a publicidade

Ao apertar o botão "Xbox" no controle, será aberto um menu lateral que dará acesso às configurações gerais. Nela, será possível visualizar os amigos online, personalizar perfil, navehar na biblioteca de jogos e apps e muito mais.

Também é possível personalizar a página inicial com os jogos e aplicativos que você mais usa, para ganhar tempo acessando-os mais rapidamente.

Deixando o Xbox One do seu jeito

Continua após a publicidade

No menu de "Configurações", o Xbox One oferece uma série de itens que permite deixá-lo ainda mais personalizado. É possível alterar toda a maneira como ele funciona, desde o modo como ele é ligado até a resolução que ele vai rodar em sua TV.

Como já foi configurada a conta e a conexão com a internet antes mesmo de chegar aqui, pouca coisa precisa ser feita nesse aspecto, mas é bom lembrar que o usuário pode reconfigurar tudo isso por meio do menu de "Configurações".

Para personalizar o seu Xbix One, aperte o botão do Xbox no controle e vá para a área do seu perfil. Ali, escolha a opção para personalizar que, logo depois, você irá para uma tela onde poderá mexer no padrão de cores da dashboard, alterar a foto do seu perfil, o tamanho das capas dos jogos ou até mesmo criar o seu avatar.

Continua após a publicidade

Compatibilidade com a TV

Como dito antes, existem três versões do Xbox One: FAT, S e X. Na FAT e na S (incluindo a All-Digital), os games rodam a, no máximo, 1080p, ou seja, Full HD, resolução de boa parte das TVs existentes no mercado. Mas isso não impede que você use seu Xbox One em uma TV com resolução menor — desde que seja HD.

No caso do Xbox One S e do Xbox One S All Digital, eles são capazes rodar aplicativos de streaming e vídeos em 4K com HDR, como a Netflix, Amazon Prime Video e YouTube. Para isso, é necessário ver se sua TV 4K está com o sistema dessa resolução ativado, que geralmente é chamado de HD Ultra Deep Color. Feito isso, o próprio sistema do console fará o reconhecimento de maneira automática.

No Xbox One X, algumas coisas mudam, justamente porque o console é capaz de rodar alguns jogos em 4K nativo, além do HDR. Ao ativar o HD Ultra Deep Color em sua TV, verifique se o console identificou toda a capacidade para rodar os jogos nessa qualidade. Caso não tenha feito isso de imediato, é recomendado reiniciar o Xbox.

Continua após a publicidade

Navegue pelos jogos

Depois de ajustar tudo como você deseja, é hora de ir para a jogatina. Ao acessar o menu "Meus Jogos e Apps", você terá à disposição todos os games e aplicativos instalados e que estão em sua conta, além daqueles que podem ser baixados pelas assinaturas, como o Game Pass, que incluirá o EA Play, serviço de assinatura da Eletronic Arts.

O Game Pass é um serviço de assinaturas da própria Microsoft que conta com mais de 100 jogos disponíveis para consoles e PCs. O catálogo do serviço inclui franquias como Halo, Forza, Gears of War, Minecraft e, dependendo do tipo de assinatura, pode incluir o Xbox Live Gold, que permite você jogar online no console. Para mais informações do Game Pass, confira nosso artigo abaixo:

Se você possui mais de uma conta ativa em seu console, é bom ressaltar que você pode jogar os jogos dela mesmo que eles não estejam disponíveis na sua. Para isso, é necessário deixar ambas as contas logadas. Apesar disso, se a conta for iniciada em outro dispositivo, você pode ser desconectado em sua sessão atual.

Além dessas, ainda existem muitas configurações para você ajustar em seu novo Xbox One e deixá-lo com a sua cara. Se você já está aproveitando o seu console, deixe nos comentários a sua opinião!