Castlevania Dominus Collection finalmente traz games do DS para consoles atuais
Por Claudio Yuge |
Fãs de Castlevania, regozijem-se! Todos os que não tiveram o Nintendo DS e não puderam curtir — ou emular adequadamente — os títulos exclusivos para o portátil de sétima geração finalmente poderão preencher a lacuna perdida nos anos 2000 com a conversão de Dawn of Sorrow, Portrait of Ruin e Order of Ecclesia no Nintendo Switch, Xbox Series X/S, PC Windows e Playstation 5.
- Análise | Castlevania Requiem entrega sinfonia de nostalgia e rondó de decepção
- O que é metroidvania?
A Nintendo Direct desta terça-feira (27) anunciou a Castlevania Dominus Collection, já disponível para compra e devidamente ajustado para as plataformas “de mesa”, além do Switch. Quem não teve o DS e tentou emular os games para seguir a jornada dos Belmont e outros personagens da franquia da Konami sabem como era quase impraticável curtir adequadamente esses títulos.
É difícil encontrar no Brasil os fãs de títulos específicos que têm dois consoles da mesma geração, pois os games costumam ser tão caros quanto os dispositivos — só mesmo os mais dedicados à jogatina é que acabam investindo em múltiplas plataformas em cada prole. A solução mais acessível é esperar por uma emulação extraoficial.
Acontece que é difícil reproduzir a experiência do Nintendo DS em outras máquinas, pois o portátil possui características únicas e bastante diferentes de outros dispositivos. A interface, o design, a configuração de botões e as duas telas tornam a emulação completa quase impossível. Ainda mais com um dos paineis sensível ao toque que só responde à pressão do contato de forma precisa com sua própria caneta stylus.
A Konami usou bastante as características únicas do DS nesses títulos, então, há determinados pontos que simplesmente não dá para fazer facilmente o que o gameplay original oferece, principalmente quando você precisa abusar da precisão da stylus na segunda tela para realizar alguma ação.
Agora, com a com Castlevania Dominus Collection, os jogadores poderão ter a mesma história dos títulos originais devidamente ajustados para a experiência das plataformas de mesa. Os mapas e outros menus, assim como desenhos para realizar magias ou acionar habilidades, foram todos convertidos para o padrão mais popular: os dois paineis, continuam, um ao lado do outro, com o da esquerda mostrando a ação em tempo real; e o da direita com o mapa, status de personagem e informações sobre inimigos.
Vale destacar que esses são títulos difíceis de serem encontrados fora do mercado paralelo, o que aumenta a importância da Castlevania Dominus Collection. E mais: a novidade traz o Haunted Castle Revisited, uma versão aprimorada do arcade que começou a franquia.
Nos Estados Unidos, o combo custa US$ 24,99 (cerca de R$ 133,90) nas lojas virtuais de cada plataforma.