Com foco em segurança, estúdio cria estrada luminosa do futuro na Holanda

Por Redação | 01 de Maio de 2013 às 13h58

Muitas empresas prezam pela segurança dos motoristas e passageiros, investindo em carros com tecnologia cada vez mais avançada, a exemplo das grandes montadoras de automóveis que existem pelo mundo afora. Mas, dessa vez, o foco não foi o veículo, e sim a estrada — um estúdio de design europeu aproveitou para unir criatividade e segurança e criou um conceito de estrada segura. Saiu no Estadão.

Estradas luminosas

Estradas que brilham no escuro: mais segurança para os motoristas

O conceito do Studio Roosegaarde, pra lá de futurista, emprega faixas luminosas que brilham no escuro a fim de auxiliar os motoristas a enxergar a sinalização a qualquer momento do dia. Basta tratar as faixas já pintadas nas pistas convencionais com um pó fotoluminoso especial, o que, de quebra, ainda auxilia na economia de energia elétrica ao substituir iluminação comum.

Além do momento do dia, o Studio Roosegaarde pensou também na estação do ano, criando uma tinta especial chamada Dynamic Paint, ou tinta dinâmica, em tradução livre. Ela reage de acordo com a temperatura e, dessa forma, avisa aos motoristas quando há cristais de gelo sobre o asfalto, por exemplo, ficando visível e servindo de alerta para áreas escorregadias da estrada. Em dias em que a temperatura e o clima se apresentarem firmes, no entanto, a tinta não reagirá e ficará invisível.

Estradas luminosas

Dynamic Paint, a tinta dinâmica que reage a temperaturas frias

A ideia tem tudo para sair do papel e conquistar, em pouco tempo, as estradas holandesas e, quem sabe, mundiais. No Brasil, esta poderia ser a solução para as inúmeras estradas que ainda carecem de iluminação durante a noite.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.