Publicidade

Mercado Livre e mais fora do ar: veja serviços afetados pelo apagão da Amazon

Por  | 

Compartilhe:
Emanuele Almeida/Canaltech
Emanuele Almeida/Canaltech

O apagão de serviços do Amazon Web Services foi capaz de afetar diversos serviços no mundo, incluindo a ocorrência de lentidão e até interrupção completa em alguns casos. Os efeitos foram percebidos no Brasil e no mundo, em aplicativos de compras, produtividade, redes sociais e mais.

Entre os aplicativos mais utilizados no Brasil, as falhas aconteceram em serviços como: 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A nível global, diversos aplicativos também ficaram lentos, como registrado em sites dedicados como o Downdetector. Outros serviços afetados incluem:

O que causou o apagão desta segunda (20)

O Amazon Web Services (AWS), serviço de computação em nuvem, sofreu uma falha operacional grave na madrugada de segunda-feira, por volta das 4h, no horário de Brasília. 

A origem do problema foi localizada em servidores na costa leste dos Estados Unidos, que apresentaram altas taxas de erro e latência, segundo a empresa.

A interrupção afetou sites e aplicativos de grande porte, que usam essa infraestrutura em vez de construírem seus próprios data centers, que seriam mais caros para as empresas.

Continua após a publicidade

O incidente teve ampla repercussão nas redes sociais, com um grande volume de relatos sobre a indisponibilidade, além de registros no Downdetector.

Ainda no início da manhã no Brasil, a AWS afirmou estar atuando em múltiplas frentes para restaurar os serviços integralmente.

Às 6h01, a empresa reportou “sinais significativos de recuperação” no sistema, e a recuperação já tem ocorrido de forma ampla.

A AWS oferece infraestrutura para armazenamento, aprendizado de máquina, streaming, bancos de dados e hospedagem, entre outros serviços.

Continua após a publicidade

Falhas nesse sistema são consideradas raras, mas, quando ocorrem, causam impactos amplos devido à sua abrangência. Por isso, a Amazon possui mecanismos de redundância projetados para mitigar interrupções.

Leia mais no Canaltech:

Saiba como funciona a nuvem:

Continua após a publicidade