Falha generalizada na AWS derruba sites em todo o mundo; veja serviços afetados
Por Vinícius Moschen | •

O Amazon Web Services (AWS) sofreu uma grande falha operacional no início desta segunda-feira, o que tem afetado diversos serviços e sites de grande porte.
- O que é AWS, a plataforma na nuvem do grupo Amazon
- Armazenamento em nuvem | Conheça os 8 melhores serviços, custos e recursos
Segundo relatórios da empresa, as primeiras falhas foram registradas no início da por volta das 4h da madrugada no fuso horário de Brasília.
Os sites e aplicativos impactados incluem diversos serviços, como:
- Mercado Livre e Mercado Pago
- iFood
- Alexa
- Disney +
- Slack
- Zoom
- Paypal
- Duolingo
- McDonalds
- PlayStation Network
- Epic Games
- Perplexity
- AT&T
- Delta Air Lines
- Snapchat
- Wordle
- Hulu
- Ring
- Signal
- Pokemon Go
- Wellhub
- Lyft
Também foram registrados problemas em companhias aéreas, em que clientes relataram dificuldades para encontrar reservas, fazer check-in e despachar bagagens.
Jogos online como Roblox e Fortnite sofreram interrupções, enquanto a plataforma de criptomoedas Coinbase registrou falhas de acesso para muitos usuários.
Além disso, o serviço de design gráfico Canva relatou aumento de erros e perda de funcionalidade devido ao problema com o provedor de nuvem.
Falha gerou repercussões nas redes
Desde o início da manhã, internautas repercutem a falha em diversos serviços online. Os principais relatos incluem falhas no controle de dispositivos inteligentes via Alexa, além de outras funcionalidades da assistente virtual.
- Segundou | Queda da AWS faz a internet toda correr para o X e explode em memes
- Não, sua Alexa não se rebelou: a culpa é dos servidores da Amazon
Veja abaixo as melhores reações à falha da Amazon nesta segunda:
Amazon disse já estar resolvendo o problema
A Amazon disse que os primeiros problemas nos servidores foram localizados na costa leste dos Estados Unidos, em uma unidade que fornece infraestrutura essencial para os serviços. Os registros incluem "taxas crescentes de erros e latências" na região.
A AWS é, no momento, a maior plataforma de computação em nuvem do planeta.
De forma oficial, a AWS informou que “a maioria dos pedidos [de reparos] já deve estar sendo concluída”, mas ainda trabalha para eliminar o acúmulo de requisições pendentes e continuar informando atualizações.
A empresa informou estar trabalhando em múltiplas frentes para acelerar a retomada completa dos serviços, e, às 6h01, relatou “sinais significativos de recuperação”.
O que é o Amazon Web Services
Desenvolvida pela Amazon, a estrutura do AWS fornece condições para armazenamento, aprendizado de máquina, streaming, bancos de dados e hospedagem em nuvem. Portanto, permite que empresas terceirizem servidores e reduzam custos com data centers próprios.
A Amazon iniciou os primeiros testes da estrutura em 2002, com lançamento oficial em 2006.
Na América Latina, empresas usuárias do serviço incluem o Banco Inter, Mercado Livre, Nubank e Zé Delivery. A nível global, clientes incluem o Pinterest, Epic Games e Moderna.
Em geral, as falhas no serviço são consideradas raras, embora tenham repercussões grandes. Em caso de interrupções em servidores específicos, o sistema possui redundâncias projetadas para minimizar impactos.
Leia mais no Canaltech:
- Como gerenciar sua memória e histórico de conversas no ChatGPT
- 3 formas de usar o Sora 2 no Brasil sem baixar o app de vídeos da OpenAI
- Por que a foto fica diferente ao usar a câmera do Instagram?