AWS domina computação em nuvem, mas a concorrência apertou no último trimestre

Por Ares Saturno | 30 de Julho de 2018 às 17h01
Tudo sobre

Amazon

A consultoria Canalys Research divulgou um relatório sobre os serviços de infraestrutura de nuvem no segundo trimestre de 2018, onde ficou evidente que a concorrência entre as empresas do ramo está ficando cada vez mais apertada.

Segundo a análise, os gastos totais do mercado chegaram ao marco dos US$ 20 bilhões durante os meses de abril, maio e junho, valores que significam um aumento de 47% em relação ao mesmo período do ano de 2017.

A Amazon Web Services (AWS) ainda lidera o ranking, com 31% do mercado total e apresentando crescimento de 48% em relação ao trimestre anterior. Apesar dos bons números, a AWS está longe de garantir uma posição hegemônica. O Azure, serviço de nuvem da Microsoft, teve um crescimento de 89% e passou a abocanhar 18% do mercado.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Entretanto, o maior crescimento em relação ao primeiro trimestre de 2018 foi alcançado pelo Google Cloud. Apresentando 108% de crescimento, o serviço ficou na terceira posição, com 8% de participação no mercado global.

O relatório ainda afirma que a abordagem mais utilizada pelas empresas nos serviços ofertados de computação na nuvem é a TI híbrida, além de informar também que 75% dos entrevistados disseram que seus clientes adotam uma combinação de armazenamento em nuvens privadas e públicas.

Fonte: Computer World

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.