Como escolher o melhor serviço de hospedagem para o seu site?

Por Igor Lopes | 24 de Julho de 2013 às 12h42

Para que a Internet cresça em um ritmo cada vez mais acelerado, é preciso que os data centers sejam cada vez mais eficientes. Isso porque, se fôssemos exigir das máquinas de 10 anos atrás a mesma quantidade de processamento necessário nos dias de hoje, teríamos uma explosão de gasto energético, com consequente impacto ambiental – sem falar no espaço físico ocupado por todo esse maquinário. Na busca por eficiência, os data centers se aprimoraram bastante e hoje, acaba se tornando um pouco difícil definir qual deles é a melhor opção para hospedar um site. Sem falar na computação em nuvem, que trouxe para esse cenário alguns elementos inexistentes e novas possibilidades impensáveis tempos atrás.

Em um bate-papo com Marcus Vechiato, gerente de operações da Locaweb, procuramos entender como é o processo de avaliação de um data center: o que é preciso saber antes de contratar um pacote na empresa A ou B? Quais informações preciso colher a fim de garantir que o meu site não sairá do ar e oferecerá um tempo de resposta satisfatório para o meu cliente? Enfim, qual é o melhor serviço para mim? Veja as respostas para estas e outras perguntas na entrevista abaixo.

Canaltech: Quais elementos um cliente deve avaliar antes de optar por uma ou por outra empresa de hosting?

Marcus Vechiato: Antes de escolher uma empresa para hospedar suas aplicações, sites, e-commerce etc, avalie o histórico da empresa. Ela deve ter um bom SLA, atendimento 24 x 7 e tradição, afinal, você colocará todos os dados da sua empresa em um servidor de um terceiro.

Outro ponto importante é pedir indicações para amigos e, principalmente, para o profissional que estará desenvolvendo o projeto. Ele será a pessoa mais indicada para responder esta questão.

Canaltech: Quais dados indicam para ele se um serviço é bom ou não?

Marcus: A estabilidade é um dos fatores determinantes para isso, mas não é o único. O serviço somente será bom se, além de ser estável, atender também todos os requisitos técnicos e garantir um bom atendimento na hora de uma emergência.

Canaltech: Como se mede o SLA, ou o tempo de uptime do servidor? E qual a importância desse índice ser o maior possível?

Marcus: Temos ferramentas que simulam acessos aos serviços do cliente que registram e notificam o time de tecnologia para reestabelecer seus serviços em caso de falha. O cálculo de SLA segue um padrão de mercado, onde é medida a disponibilidade do serviço contratado pelo cliente. O SLA pode ser sobre a infraestrutura em casos de servidores, onde a administração é feita pelo cliente e dos serviços onde a administração é feita pelo Data Center. O SLA começa em 100% e a cada indisponibilidade não agendada diminui-se o tempo e o percentual. Indisponibilidades agendadas, como manutenções periódicas em que se notifica o cliente com antecedência, não são subtraídas do SLA.

Isto permite ao usuário saber qual foi a disponibilidade do serviço que ele contratou. Lembrando que o SLA varia de acordo com o serviço e plano contratado pelo cliente.

O SLA não necessariamente precisa ser o maior possível, depende da expectativa do cliente, pois o SLA maior de um serviço representa um custo maior que pode não ser imprescindível para o cliente. Para este caso, é importante avaliar o custo versus benefício na relação SLA.

Em serviços com ambiente compartilhado, esse SLA tende a ser um pouco menor do que em ambientes customizados e dedicados. Se tratando de SLA, Cloud Computing geralmente oferece uma boa relação custo versus benefício.

Canaltech: Velocidade de transferência de arquivos: qual a importância de também se verificar esse índice?

Marcus: Esse índice faz diferença pra ambos, mas principalmente para quem acessa o site, pois existe uma relação direta com o tempo de carregamento do site para o usuário final. Para quem hospeda o site, fará diferença no tempo de atualização do conteúdo que é disponibilizado no seu site.

Canaltech: Isso influencia, inclusive, no ranking do Google, certo?

Marcus: Influencia sim em relação ao tempo de carga do site, mas não é o único fator que pode influenciar. Um site bem construído terá baixo tempo de carga. Este é um fator muito importante na escolha de um fornecedor para construir um site.

Canaltech: Latência (distância entre o servidor e o usuário): O que isso representa, na prática?

A latência influencia também no tempo de carga do site. A explicação técnica pra isso é um pouco complicada, mas pode-se fazer uma analogia com distância em quilômetros, quanto mais perto de quem acessa o site, mais rápida a carga do site.

Canaltech: Mas o servidor precisa estar perto de mim ou de meus usuários?

Marcus: Depende do seu negócio, com qual frequência ele é atualizado etc. Mas podemos dizer que seria melhor estar próximo de seus usuários para ter menor tempo de carga.

Canaltech: Como o hardware influencia na performance de um datacenter?

Marcus: O hardware influencia diretamente na performance. É preciso ser assertivo neste dimensionamento compatível com a tecnologia que seu site utiliza e o perfil de acessos. Fará toda a diferença entre atender rápido todos os acessos ou apresentar lentidão, e até indisponibilidade em casos de erro neste dimensionamento.

Pode-se comparar isto a potência de um carro. O ideal seria ter o maior hardware possível, mas isso afetará diretamente o custo. É uma analogia semelhante ao SLA, depende do propósito do site e de qual a performance o cliente espera. Não existe certo ou errado, mas sim o custo versus benefício de performance e custo. Se seu site tem pouco acesso e foi bem construído, não será necessário um servidor muito potente.

Canaltech: Claro que o cliente escolhe pacotes diferentes, mas é importante saber as características da máquina que hospedará o site na hora de escolher por uma ou por outra empresa?

Marcus: Se for um ambiente dedicado para o seu site, é primordial saber das características da máquina que o hospedará. Se for um ambiente compartilhado, não faz tanta diferença. O que mais importa é que a empresa garanta estabilidade e boa performance para o seu site.

Canaltech: E a garantia, ou tempo de reparo da máquina que hospeda o site em caso de problemas?

Marcus: Esses itens são extremamente importantes e estão diretamente ligados. Um nível de SLA alto, automaticamente, garante um tempo de reparo rápido.

Canaltech: E a comunicação com os técnicos? O suporte local, 24h por dia, é importante?

Marcus: Suporte técnico 24h por dia é um dos itens determinantes na hora da escolha de uma empresa de hospedagem. Nenhum site está livre de passar por problemas ou instabilidades, por isso é tão importante contar com um bom atendimento nessas horas.

Canaltech: No caso de hosting compartilhado, é importante procurar saber quantos sites são hospedados em cada máquina?

Marcus: Não é necessário. Esta avaliação e dimensionamento é feita por especialistas das empresas de hosting para garantir que todos os sites tenham uma boa performance, independente do número de sites no mesmo servidor. Esse número varia muito de um servidor para outro, pois cada site tem uma particularidade e ocupa um espaço diferente no servidor.

Canaltech: Mas um site hospedado no mesmo servidor influencia na performance do meu site?

Marcus: Algumas empresas de hosting fazem o dimensionamento e utilizam ferramentas que permitem controlar este fator. Isso tudo é baseado em informações de performance e utilização de recursos da infraestrutura utilizada.

Canaltech: Qual a importância de saber sobre a estrutura de links redundantes de uma empresa de hosting, antes de assinar um pacote?

Marcus: Os links são a forma de conectar o Data Center à internet. Quanto mais links com diferentes operadoras, melhor. Links redundantes são muito importantes para o cliente, sendo que a gestão destes recursos é transparente e realizada pelo time de tecnologia das empresas de hosting. Geralmente, quanto maior é a empresa de hosting, mais links redundantes ela tem.

Canaltech: Sobre as certificações desse mercado, elas dizem algo para o consumidor? Que certificações devo procurar na hora de contratar um hosting?

Marcus: Certificações são importantes para garantir determinados níveis de padronização e qualidade dos Data Centers. Em geral, é mais importante para a empresa de hosting do que para os clientes.

Na hora de escolher uma empresa, o mais importante é saber qual é o Tier do Data Center. O Tier III é um dos principais e mais importantes disponíveis para o mercado.

Canaltech: É importante que a empresa ofereça um painel de gerenciamento da conta?

Marcus: É fundamental. Nele você consegue gerenciar tudo que tem relação com o seu site, criar e-mails, gerenciar DNS, saber mais informações técnicas etc. Exija um bom painel de controle na hora de escolher a sua empresa de hosting e isso irá poupar um bom tempo sempre que precisar de algo relacionado ao site.

Canaltech: É legal saber sobre relatórios de uso do plano de hospedagem? O que esses relatórios devem me mostrar?

Marcus: Sim, o relatório fornece uma série de informações importantes sobre o seu site. Eles devem mostrar a quantidade de visitantes no site, se eles são únicos, de onde são, qual é o tempo médio de navegação, quais são as páginas mais acessadas etc. Isso é extremamente importante para um site, ainda mais se tratar de um e-commerce.

Canaltech: Firewall ou proteção contra ataques e invasão: como é possível saber se a empresa oferece isso e se a proteção é mesmo efetiva?

Marcus: Segurança é um item muito delicado e seu valor somente é perceptível se algum incidente ocorre. Outro benefício de ser cliente de um grande Data Center é poder contar com segurança de ponta e um time dedicado a isso. Já pequenas empresas têm recursos limitados de segurança.

Canaltech: Para finalizar: o que mais é necessário perguntar ou saber antes de definir a empresa que hospedará o meu site?

Marcus: Antes de escolher uma empresa de hospedagem, pesquise muito sobre ela. O site da sua empresa é a vitrine que vai expor o seu nome para o mundo inteiro. Na hora de escolher, pense que a vida digital da sua empresa estará depositada neste hosting. Como dito anteriormente, busque sempre indicação, em especial com o profissional que desenvolverá o seu site.

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