Visitante da São Paulo Fashion Week terá experiência de Inteligência Artificial

Por Redação | 28 de Agosto de 2017 às 17h23

Moda já não trata apenas de tendências, tecidos e design. Agora, tem tecnologia também envolvida. Pelo menos é o que a São Paulo Fashion Week, que acontece de 27 a 31 de agosto, vai mostrar aos visitantes.

Quem comparecer aos desfiles e eventos do Calendário Oficial da SPFW vai mergulhar no mundo da inteligência artificial (IA). A Microsoft fechou uma parceria com os organizadores para realizar experimentos com os visitantes. A tecnologia quer entender os estilos de quem frequenta eventos como SPFW e, a partir daí, recomendar coleções da temporada.

A IA da Microsoft aprendeu com os especialistas da SPFW os estilos que sugerem afinidade com as marcas que estão no calendário. A tecnologia analisa o look do visitante para recomendar as coleções. Para participar dessa experiência, o vistiante tem que tirar uma foto para mostrar seu visual completo.

A aplicação desenvolvida pela Microsoft para a SPFW utiliza a tecnologia de deep learning (aprendizado profundo) e visão computacional para interpretar imagens. Dessa forma, a IA consegue identificar as peças de vestuário, como calça, blusa, bermuda, saia e vestido, e suas cores.

Deep learning é uma técnica que utiliza redes neurais profundas, que são algoritmos que raciocinam de forma semelhante ao cérebro humano. Já a visão computacional é o campo da IA responsável por criar algoritmos capazes de aprender a identificar imagens.

"A Microsoft assumiu o desafio de democratizar a Inteligência Artificial e, no SPFW, estamos mostrando que essa já é uma tecnologia acessível”, afirma Fabio Scopeta, líder de Inteligência Artificial da Microsoft na América Latina.

IA já é realidade

Para Paulo Borges, diretor criativo da SPFW, essa tecnologia já está presente no universo da moda. "As pessoas querem falar de futuro, na moda e em todos os setores, e inteligência artificial faz parte dessa realidade. Já observamos algumas movimentações no varejo e nas plataformas de comércio eletrônico, que começam a tirar proveito desse arsenal de informações que podem ser recolhidas por meio dessa ferramenta."

A experiência da IA da Microsoft acontece em um totem instalado na área de convivência do SPFW, na Fundação Bienal.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.