Visitante da São Paulo Fashion Week terá experiência de Inteligência Artificial

Por Redação | 28 de Agosto de 2017 às 17h23

Moda já não trata apenas de tendências, tecidos e design. Agora, tem tecnologia também envolvida. Pelo menos é o que a São Paulo Fashion Week, que acontece de 27 a 31 de agosto, vai mostrar aos visitantes.

Quem comparecer aos desfiles e eventos do Calendário Oficial da SPFW vai mergulhar no mundo da inteligência artificial (IA). A Microsoft fechou uma parceria com os organizadores para realizar experimentos com os visitantes. A tecnologia quer entender os estilos de quem frequenta eventos como SPFW e, a partir daí, recomendar coleções da temporada.

A IA da Microsoft aprendeu com os especialistas da SPFW os estilos que sugerem afinidade com as marcas que estão no calendário. A tecnologia analisa o look do visitante para recomendar as coleções. Para participar dessa experiência, o vistiante tem que tirar uma foto para mostrar seu visual completo.

A aplicação desenvolvida pela Microsoft para a SPFW utiliza a tecnologia de deep learning (aprendizado profundo) e visão computacional para interpretar imagens. Dessa forma, a IA consegue identificar as peças de vestuário, como calça, blusa, bermuda, saia e vestido, e suas cores.

Deep learning é uma técnica que utiliza redes neurais profundas, que são algoritmos que raciocinam de forma semelhante ao cérebro humano. Já a visão computacional é o campo da IA responsável por criar algoritmos capazes de aprender a identificar imagens.

"A Microsoft assumiu o desafio de democratizar a Inteligência Artificial e, no SPFW, estamos mostrando que essa já é uma tecnologia acessível”, afirma Fabio Scopeta, líder de Inteligência Artificial da Microsoft na América Latina.

IA já é realidade

Para Paulo Borges, diretor criativo da SPFW, essa tecnologia já está presente no universo da moda. "As pessoas querem falar de futuro, na moda e em todos os setores, e inteligência artificial faz parte dessa realidade. Já observamos algumas movimentações no varejo e nas plataformas de comércio eletrônico, que começam a tirar proveito desse arsenal de informações que podem ser recolhidas por meio dessa ferramenta."

A experiência da IA da Microsoft acontece em um totem instalado na área de convivência do SPFW, na Fundação Bienal.