Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

UFRN recruta voluntários para testar cetamina como tratamento para depressão

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Dezembro de 2021 às 15h50

Link copiado!

francescosgura/envato
francescosgura/envato

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão conduzindo um estudo para testar um tratamento alternativo para a depressão a base de cetamina — uma droga anestésica que proporciona rápida ação antidepressiva — e buscam voluntários.

A ideia de promover um tratamento alternativo para a depressão usando cetamina surgiu a partir de 2020, quando foi aprovado nos EUA e no Brasil, o uso da escetamina spray, uma medicação derivada da cetamina e patenteada pela Janssen (Spravato) que apesar de promissora, tem um alto custo, inviável para a maior parte da população.

Com isso, a proposta da pesquisa é validar uma outra forma de administração da cetamina (via subcutânea) com um custo menor, de aproximamente R$ 10 cada dose. O estudo já está sendo realizado no Ambulatório de Psiquiatria do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) há dois meses e atendeu cinco pacientes.

Continua após a publicidade

A participação no estudo é gratuita, dura oito semanas e a administração da cetamina é semanal, com sessões que duram de duas a três horas. Os pesquisadores coletam dados clínicos e realizam exames de sangue nos voluntários para estudar as alterações de moléculas relacionadas à depressão.

Os interessados em participar da pesquisa e os profissionais que tenham pacientes com depressão resistente ao tratamento que desejem encaminhá-los ao estudo devem preencher este formulário.

Fonte: UFRN