Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Setembro amarelo: TikTok se une a artistas em campanha sobre saúde mental

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Setembro de 2021 às 19h50

Link copiado!

Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash

Tendo em mente o mês de prevenção ao suicídio, o TikTok lançou a campanha #AMúsicaSalva, com direito a lives de música, debates e conversas com Emicida, Gilberto Gil, Preta Gil e outros artistas, além de especialistas e criadores de conteúdo da rede social. Basicamente, a ideia da campanha é trazer informações relevantes para pessoas que estejam passando por sofrimentos emocionais e para os amigos e familiares que têm pessoas próximas passando por momentos de vulnerabilidade.

A campanha também visa apresentar os principais canais de ajuda disponíveis e mostrar como a música pode ser um elemento de conexão emocional que ajuda a lidar com questões de saúde mental, levando em consideração a diversidade de experiências e realidades, destacando vozes negras, indígenas, de mulheres e da comunidade LGBTQIA+.

Continua após a publicidade

A programação da campanha é a seguinte: na próxima sexta (17) às 20h, as criadoras de conteúdo indígenas Kaê Guajajara e Cunhaporanga vão dar dicas de autocuidado e autoestima para fortalecimento do amor-próprio e do bem-estar. Enquanto isso, no dia 23, às 20h, as criadoras Manu Mendes e Fernanda Evan, que é psicóloga, mostram como lidar com as emoções de um jeito mais leve.

Já no dia 26, às 16h30, Gilberto e Preta Gil chegam para falar da importância de amigos, familiares e pessoas próximas em momentos difíceis e como receber esse amparo é importante para driblar as adversidades. No dia 28, às 19h, a psicóloga Bárbara Tranquillini vai bater um papo com Fióti sobre o universo de artistas independentes. Para acessar a programação completa da campanha, é preciso entrar na página exclusiva de #AMúsicaSalva dentro da plataforma.

Na página exclusiva, haverá ainda vídeos de artistas e criadores sobre saúde mental e informações sobre locais para buscar ajuda, direcionando para o Centro de Segurança do TikTok, que traz dicas de autocuidado para pessoas que estão em busca de apoio ou que querem levar informações e ajuda para alguém próximo que esteja vulnerável emocionalmente, além de contatos das principais instituições de apoio emocional de diferentes países, como o Centro de Valorização da Vida, responsável por prestar atendimento voluntário e gratuito no Brasil para todos que querem e precisam conversar sobre seus sofrimentos emocionais.

Continua após a publicidade

Recursos contra o suicídio

Além disso, o TikTok anunciou um conjunto de recursos para ajudar os usuários que lutam com problemas de saúde mental e pensamentos suicidas. Os recursos incluem guias sobre bem-estar e suporte para pessoas que sofrem de transtornos alimentares e uma ferramenta de intervenção de pesquisa que direciona os usuários a recursos de suporte se eles procurarem por termos como "suicídio". Os novos recursos serão lançados mundialmente nos próximos meses.

Fonte: BBC