Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é uma amizade tóxica? Saiba como a ciência define esse comportamento

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Outubro de 2022 às 16h54

Link copiado!

Obie Fernandez/Unsplash
Obie Fernandez/Unsplash

Uma pesquisa publicada na revista científica American Journal of Sociology sugere comportamentos presentes em uma amizade tóxica. Para se ter uma noção, o artigo diz que bullying e a agressão são mais comuns dentro dos círculos de amigos do que fora deles.

Os pesquisadores teorizam que vitimizar alguém em busca de popularidade ou qualquer outro objetivo se torna mais fácil quando o alvo é um amigo, já que normalmente se conhece os pontos fracos dessa pessoa.

A orientação dos sociólgoos envolvidos no estudo é que questionar a maneira como você se sente minimiza o que você está passando, então é preciso ter uma conversa honesta, ou seja: deixar de lado o medo do confronto e estabelecer limites sobre as brincadeiras.

Continua após a publicidade

No entanto, se o seu amigo continuar a intimidá-lo mesmo depois de uma conversa explícita, o artigo orienta a reconsiderar a presença dessa pessoa em sua vida, levando em consideração que as amizades devem ser espaços seguros, e se você se sente inseguro em um relacionamento, provavelmente está melhor sem ele.

Outro traço de uma amizade tóxica é te procurar apenas quando precisa de alguma coisa, mas parece nunca estar lá quando você precisa. Se você tem algum amigo que te faz sentir objetificado, pode ser uma amizade a se repensar, principalmente se essa pessoa não expressa gratidão, por exemplo.

Uma outra pesquisa publicada no The British Journal of Social Psychology mostrou que relacionamentos que só têm como base a "utilidade" raramente duram, pois ninguém pode ser útil para outra pessoa para sempre. Então a ideia é cortar a amizade antes que essa amizade tóxica decida que não precisam mais de você.

Continua após a publicidade

Fonte: American Journal of Sociology via Forbes