O que é comportamento passivo-agressivo?
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Você já ouviu falar de comportamento passivo-agressivo? Os especialistas definem como um padrão que envolve expressar indiretamente os sentimentos negativos em vez de abordá-los abertamente. Na prática, forma uma desconexão entre o que a pessoa diz e o que ela realmente gostaria de dizer ou fazer, tornando a convivência cansativa e cheia de ruídos.
- Estudo revela a imagem mental que uma pessoa tem de si mesma; entenda
- O que é transtorno dismórfico corporal?
O indivíduo passivo-agressivo é aquele que responde que está tudo bem e que não está com raiva, ainda que esteja visivelmente furioso. Costuma negar os sentimentos e se recusar a expressá-los, porque tem dificuldade em mostrar sentimentos negativos, de ressentimento e agressão.
Segundo um estudo publicado na revista científica Guilford Press Periodicals, esse tipo de comportamento pode ter consequências graves não apenas em relacionamentos interpessoais, como também no próprio trabalho. Algumas teorias associam a causas como a criação em um ambiente onde a expressão direta de emoções era desencorajada ou não permitida.
Embora o comportamento passivo-agressivo possa ser resultado de várias condições de saúde mental diferentes, não é considerado uma doença.
Como reconhecer o comportamento passivo-agressivo?
O comportamento passivo-agressivo é subjetivo, com direito a diferentes níveis de sutileza. Por isso, identificá-lo pode não ser uma tarefa tão fácil. Algumas características podem ajudar:
- Mau humor contínuo
- Demonstrações físicas de descontentamento, como suspiros e cara fechada
- Nega a raiva enquanto a expressa indiretamente
- Procrastinação às tarefas solicitadas, como uma forma de resistência silenciosa
- Métodos indiretos para transmitir revolta, como bater portas e fazer barulho propositalmente
- Tendência a se afastar emocionalmente de uma pessoa sem explicar o porquê, e ainda negar que esteja se distanciando
Por outro lado, reconhecer esse comportamento em si mesmo é ainda mais difícil. Os especialistas recomendam olhar para o próprio comportamento de maneira imparcial e responder algumas questões:
- Você costuma ficar de mau humor quando está infeliz com outra pessoa?
- Você evita as pessoas com quem está chateado?
- Você já parou de falar com as pessoas quando está com raiva delas?
- Você adia fazer as coisas como forma de punir os outros?
- Você às vezes usa o sarcasmo para evitar conversas sérias e necessárias?
Se você sente que o comportamento passivo-agressivo está prejudicando seus relacionamentos, a recomendação é que, aos poucos, passe a tentar expressar seus sentimentos, mesmo que possa resultar em um conflito.
Fonte: Mayo Clinic, Verywell Mind, Psychology Today, Guilford Press Periodicals