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Labubumania | A cada quatro bonecas, uma é comprada por um adulto, diz pesquisa

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Lisa/Instagram/Reprodução
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O fenômeno dos colecionáveis tomou a cultura pop e o mercado de assalto: Sonny Angels, Funko Pops, Bobbie Goods e, claro, o assunto da vez, as Labubus. Pesquisas tanto de mercado quanto comportamentais já estão sendo feitas acerca dos monstrinhos, mostrando que boa parte dos consumidores é adulta.

Segundo um levantamento do grupo de pesquisa Circana, um a cada quatro brinquedos e jogos são comprados por pessoas acima dos dezoito anos para uso pessoal. Em inglês, o fenômeno do crescimento desse mercado levou à criação do termo “kidults” (junção de criança com adulto, equivalente a “criançadulto” em português). De acordo com a pesquisa, isso vem de uma junção de fatores, como populações tendo filhos mais tarde e ansiedade existencial crescente.

O mercado das Labubus e colecionáveis

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O mercado dos colecionáveis só cresce. Levantamentos de várias empresas, como relatado pela Business Insider, revelaram que, nos Estados Unidos, Europa, Japão e Coreia do Sul, 43% dos adultos fizeram alguma compra voltada a passatempos colecionáveis, como Sonny Angels, Labubus ou mesmo cartas colecionáveis, como as de Pokémon ou Magic: The Gathering.

Só em 2023, esse mercado movimentou mais de US$ 14 bilhões (cerca de R$ 77 bi), e, no último trimestre de 2024, US$ 1,4 bi (cerca de R$ 8,3 bi) só para os adultos. Isso coloca a faixa etária na frente do demográfico infantil, sendo o principal alvo da indústria de colecionáveis atualmente.

Segundo a Circana, a compra de alguns itens, como os Bobbie Goods, é uma maneira de aliviar a ansiedade, se afastar das telas e desenvolver a criatividade, mas, quanto aos Labubus, a procura tem a ver com a exclusividade e o status, especialmente pela popularização das miniaturas nas redes sociais.

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Fonte: Business Insider, Euronews

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