Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crença em astrologia é maior entre narcisistas e pouco inteligentes, diz estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Novembro de 2021 às 10h38

Link copiado!

PIRO4D/Pixabay
PIRO4D/Pixabay

Você é um amante de astrologia e vive colocando a culpa das suas ações no seu mapa astral? A crença em astrologia é comum e pauta para diversos debates — na mesa de um bar, na sala de casa e até para a ciência. E isso vem desde a antiguidade. Do ponto de vista científico, ainda não se tem indícios de qualquer efeito na mudança na vida das pessoas, sendo a astrologia caracterizada como mais uma crença espiritual.

Agora, um estudo sobre personalidade, publicado na revista Personality and Individual Differences, apontou que narcisismo (supervalorização de si mesmo) e baixa inteligência são as características das pessoas que acreditam em astrologia. Os autores da Universidade de Lund, na Suécia, escreveram que a crença de que grandes bolas de gás a milhões de quilômetros de distância estão influenciando o dia das pessoas é infundada.

Para o experimento, a equipe coletou 264 respostas em um questionário online. Uma versão do Inventário de Crenças em Astrologia foi utilizada para avaliação, junto com testes de personalidade, perguntas específicas para narcisismo e um teste de inteligência (usando um modelo de itens de rotação tridimensional do International Cognitive Skill Resource).

Continua após a publicidade

O resultado mostrou que quanto maior o narcisismo, talvez surpreendentemente, maior a crença na astrologia. O artigo aponta que a associação positiva é devido à visão de mundo egocêntrica que os une, embora isso deva ser examinado em pesquisas futuras.

Ainda que o narcisismo tenha mostrado a correlação mais forte com a crença na astrologia, os cientistas também encontraram resultados positivos menores entre afabilidade e extroversão e crença na influência dos astros. Basicamente, quanto mais alto o nível de inteligência, menor a crença, segundo a análise.

Por que acreditar em astrologia?

Continua após a publicidade

Os pesquisadores têm algumas sugestões quanto ao motivo de os narcisistas serem mais propensos a acreditar na astrologia. No estudo, os participantes foram solicitados a avaliar a afirmação de que a astrologia é apoiada pela ciência, com os narcisistas sendo os mais propensos a concordar com essa afirmação, sugerindo que eles são mais resistentes aos fatos. A equipe acredita que a forma como os horóscopos são elaborados pode ter ligação com o público ideal — justamente os narcisistas.

“Uma vez que as previsões astrológicas e os horóscopos tendem a ser enquadrados positivamente, isso reforça sentimentos grandiosos e, portanto, pode atrair ainda mais os narcisistas”, escreveram.

A equipe também observou que em épocas de estresse — como a crise climática e a pandemia da covid-19 — as pessoas tendem a adotar crenças infundadas e, portanto, pode não ser surpreendente que a busca pela astrologia esteja aumentando nos últimos anos.

Os cientistas alertam que, embora gostar e adotar a astrologia possa parecer inocente, é possível que isso facilite o pensamento acrítico e favoreça preconceitos. Mais do que isso, eles apontam que isso aumenta crença em teorias da conspiração — o que não a torna tão inofensiva.

Continua após a publicidade

Fonte: Personality and Individual Differences; Psychological Reports