Cansado de interações sociais? Deixe o "Uber Humano" viver sua vida por você

Por Redação | 01 de Fevereiro de 2018 às 14h41
photo_camera Divulgação
TUDO SOBRE

Uber

Interagir socialmente pode parecer um ato simples, mas na verdade, é um assunto que vem alarmando muitos pesquisadores. Com o advento da internet, a vida virtual pareceu suprir diversas necessidades. Afinal, por meio das redes sociais, fazer amigos e/ou se relacionar à distância se tornou muito mais fácil.

E com o boom dos smartphones e o conceito de conectividade entre variados dispositivos, aparentemente interagir com humanos pode estar se tornando cada vez menos necessário.

Os problemas de interação são muitos para os introvertidos. Vão desde agradecer aos profissionais de um comércio pelo serviço prestado até a sentir medo de ligar para centrais de atendimento e falar com os atendentes. O usuário que se identifica com estas situações ou outras semelhantes, entretanto, pode ter finalmente encontrado uma solução: basta deixar que uma pessoa se aventure por aí usando uma “máscara de iPad” com o seu rosto.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A tecnologia chamada de ChamaleonMask foi apresentada pelo pesquisador japonês Jun Rekimoto no MIT Technology Review durante o evento EmTech. Descrito como um “Uber Humano”, a ChamaleonMask funciona quase como um FaceTime ambulante, permitindo que um ser humano real aja como um substituto de outro usuário remoto.

Para tal, o humano substituto exibe em sua máscara (geralmente um iPad) o rosto da outra pessoa ao vivo, enquanto que um canal de áudio transmite a voz do usuário remoto. Ainda não está claro como o “Uber Humano” consegue enxergar, sendo que a tecnologia ChameleonMask basicamente cobre todo o seu rosto. Todavia, especula-se que o equipamento será atualizado com orifícios oculares, em breve.

Rekimoto descreveu a experiência de usar a ChameleonMask como “surpreendentemente natural”, chamando ainda mais a atenção para a questão da problemática em torno da interação social.

Fonte: Vice, NY Mag/Select All

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.