Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

41% dos brasileiros assumem serem dependentes de smartphone, revela pesquisa

Por| 04 de Setembro de 2018 às 12h27

Link copiado!

41% dos brasileiros assumem serem dependentes de smartphone, revela pesquisa
41% dos brasileiros assumem serem dependentes de smartphone, revela pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Motorola revelou que os smartphones fazem parte de nossas vidas mais do que deveriam. Batizado de Phone Life Balance, o estudo é feito anualmente e tem o objetivo de investigar o impacto dos dispositivos móveis na vida de seus usuários.

Com a ajuda de um questionário online, a pesquisa fez 10 perguntas que resultaram em cinco diferentes perfis de usuários: telesapien, teleconsciente, teledependente, teléfilo e telefanático.

Teledependente: As perguntas foram respondidas por 20 mil brasileiros, mostrando que 41,52% deles são classificados como teledependentes, ou seja, nunca estão sem utilizar o aparelho. Entre estes participantes, 65% confessam entrar em pânico só de pensar em perder o smartphone; 29% dizem que, quando estão sem celular, ficam pensando na próxima vez em que estarão com ele.

Teleconsciente e telesapien: Já 32% dos participantes do estudo entraram na categoria teleconsciente, aqueles que conseguem equilibrar o uso dos dispositivos, e somente 5,56% estão classificados no perfil telesapien, que utilizam um celular apenas para atividades básicas, como fazer ligações e conferir o horário.

Continua após a publicidade

Teléfilo e telefanático: No perfil teléfilo entraram 18,98% dos participantes, aqueles que não conseguem ficar sem o aparelho e ainda sentem ansiedade quando o aparelho está com menos de 10% de bateria. Já no perfil telefanáticos 1,5% dos respondentes que nunca estão sem smartphone e se sentem estressados e vulneráveis sem ele.

Dados curiosos

O estudo Phone Life Balance conta que 63% dos participantes eram homens e 70% do total possuem entre 10 e 29 anos. 77,4% dos participantes responderam à pesquisa utilizando um celular.

Ainda segundo o estudo, 27,7% dos participantes disseram que deixam o celular ao alcance o dia todo e 36,8% deixam o aparelho com a tela virada para cima na mesa quando estão jantando. Além disso, 30,2% disseram levar o smartphone para o banheiro e 76% contaram que conferem o celular antes de levantar da cama.

Continua após a publicidade

44,77% dos participantes da pesquisa ainda disseram que é provável que eles confiram o celular quando seus amigos o fazem, mas 41% ignoram mensagens novas quando estão conversando com alguém.

A pesquisa foi feita em parceria com a psicóloga e especialista em comportamento mente-cérebro Nancy Etcoff.