Publicidade

Jornada de IA – Como a Verum está implementando soluções de forma segura

Por  | 

Compartilhe:
Pexels/cottonbro
Pexels/cottonbro

Desde o lançamento do ChatGPT-3 em novembro de 2022, o uso da Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma exclusividade das grandes empresas e grandes projetos, e passou a se tornar uma possibilidade real para empresas de todos os tamanhos e setores, como trouxe no artigo A era da Inteligência Artificial aplicada aos negócios.

Corrobora essa visão um estudo da Accenture sobre IA generativa que afirma que “95% dos executivos concordam que tornar a tecnologia mais humana vai expandir massivamente as oportunidades de todas as indústrias”. Com certeza o avanço da IA vai alterar completamente o futuro do trabalho e dos negócios em todos os setores, e invariavelmente todas as empresas de serviços profissionais serão impactadas por essa revolução.

Reconhecendo essa nova realidade, a Verum, uma consultoria voltada para tecnologia, planejamento e gestão de grandes projetos de engenharia e construção — e que tem entre seus clientes grandes empresas como a Vale, Gerdau e Petrobrás, entre outras — decidiu embarcar em uma jornada estratégica para iniciar o uso de IA em suas operações e serviços: "O impacto que a popularização das ferramentas baseadas em IA irá gerar nos modelos de negócio de empresas de consultoria como a nossa é gigantesco. Além de aumentarem a produtividade de colaboradores envolvidos em processos internos, vislumbramos muitas oportunidades de criação de valor para nossos clientes mesclando nossa expertise à tecnologia", acrescenta Rafael Matos, sócio responsável pela iniciativa.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

E eu acompanhei parte dessa iniciativa durante os meses de abril a julho, período no qual apoiei a equipe da Verum em uma “Jornada de imersão em IA que foi idealizada para garantir que todos na empresa entendessem o potencial da IA e como ela poderia ser aplicada nas operações diárias” — Ricardo Vidotti, sócio-fundador e CIO da Verum.

Essa jornada foi dividida em três etapas fundamentais: conscientização, prática e prototipação. E o resultado foi fantástico! 

Conscientização e Sensibilização

A primeira etapa da jornada de IA focou na conscientização e sensibilização dos colaboradores sobre o potencial da IA, buscando levar para todos da empresa um entendimento claro sobre o que é IA e como ela poderia ser aplicada em suas funções: "Realizamos palestras em todos os níveis da empresa, desde a diretoria até a operação, com o objetivo de alinhar o entendimento sobre IA e seus tipos, as melhores práticas de uso e todo seu potencial, além de sinalizar o que devemos ou não devemos fazer usando IA em um ambiente corporativo. Essa conversa inicial foi crucial para preparar a equipe para as mudanças que viriam, estabelecendo bases conceituais unificadas sobre o tema", explica Vidotti.

Mão na Massa: Um pouco de prática 

Com a base conceitual estabelecida, a Verum avançou para a fase prática, onde os colaboradores foram incentivados a aplicar o conhecimento adquirido. "Sabíamos que apenas realizar apresentações sobre o tema não seria suficiente para acelerar como gostaríamos o movimento de adoção de algumas ferramentas baseadas em IA, então passamos para uma etapa de experimentação guiada junto aos times", destaca Rafael Matos.

A empresa, então, organizou workshops e sessões de treinamento prático, o que permitiu que a equipe experimentasse ferramentas de IA em suas tarefas diárias. Essa fase teve como objetivo mostrar, de forma tangível e prática, como a IA pode melhorar a produtividade e automatizar processos: "Trouxemos um consultor externo para conduzir workshops (eu!), onde nossa equipe pôde experimentar em primeira mão como as ferramentas de IA, tais como ChatGPT, poderiam automatizar tarefas e melhorar a produtividade", comenta Vidotti.

Verum Hack – Prototipando a partir de demandas reais

Continua após a publicidade

Na etapa final, a equipe foi incentivada a submeter ideias de projetos que utilizassem IA para gerar valor para a empresa, "[seja] em custo evitado, em melhoria de produtividade, ou até na criação de um novo produto que gerasse potencial de venda", diz Vidotti. Com isso, foram cadastradas 28 ideias, das quais as mais promissoras foram selecionadas para desenvolvimento de protótipos: "...foi um movimento essencial para consolidar o tema e identificar novas oportunidades de negócios”.

Durante oito semanas com dedicação parcial (4h semanais), seis grupos formados em sua maioria por pessoas das áreas negócios tiveram seus projetos acelerados do 0 ao 100 a partir de um processo de inovação baseado no Design Thinking. A construção desses protótipos aconteceu com o apoio de algumas pessoas de TI e, ao término das oito semanas, todos os projetos se tornaram protótipos funcionais que foram apresentados em um evento interno da empresa para todos os colaboradores: “Fui surpreendido positivamente pelo nível de inovação e pela qualidade das ideias apresentadas, mostrando o potencial da IA e o impacto que essas novas soluções podem ter tanto internamente quanto para os clientes da Verum”, afirma Vidotti.

Com o sucesso dessa iniciativa, a Verum já iniciou os próximos passos dessa Jornada de IA, que inclui o desenvolvimento de políticas e diretrizes sobre o uso de IA, a criação de um comitê para direcionamento estratégico e governança do processo de desenvolvimento de futuras soluções baseadas em IA, e investimentos em capacitação.

E as expectativas são animadoras: “Esperamos gerar um impacto de mais de R$ 2 milhões nos próximos meses, seja por meio de aumento da receita proveniente da venda de soluções de consultoria contendo produtos digitais com IA generativa embarcada, seja por meio de custos evitados com otimização de atividades operacionais”, complementa Rafael Matos.

Continua após a publicidade

Com essa jornada, a Verum não apenas começou a integrar a IA em suas operações, mas também “se posicionou como vanguarda no setor, e está pronta para aproveitar as oportunidades que a transformação digital oferece”, finaliza Vidotti.