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Publicando um app – além da parte técnica

Por| 05 de Junho de 2014 às 15h12

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Publicando um app – além da parte técnica
Publicando um app – além da parte técnica

Finalmente, depois de semanas ou meses de muito trabalho, seu App está pronto. Hora de publicar, certo? Muita calma nessa hora... Quem trabalha como desenvolvedor de sistemas pode facilmente cair na armadilha de achar que o App, em si, basta. Claro que ele é a parte mais importante, que entrega maior valor ao cliente ou usuário. Porém, é uma visão simplista olhar somente esse aspecto e esquecer tantos outros fatores importantes que fazem parte da difícil tarefa de criar um produto.

Marketing

Não tem jeito, o boca-a-boca é o melhor marketing para qualquer App. Porém, ninguém vai poder falar bem do seu aplicativo se não tiver a oportunidade de usá-lo. Para usá-lo, será necessário baixá-lo. Para isso, as pessoas precisam saber que ele existe!

Sim, é um ciclo. Como todo ciclo, difícil ser colocado em movimento. Fazer propaganda sempre ajuda! Saiba quem são as publicações (online e offline) que fazem listas dos melhores aplicativos da semana e faça com que saibam que seu novo App está disponível. O usuário adora experimentar algo novo, mas ele prefere ver uma dica ou ler sobre seu App antes de arriscar.

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Programe-se para fazer barulho, principalmente, no lançamento. Pode parecer estranho, uma vez que Apps novos sempre tem mais downloads – a vontade de "surfar" a boa onda e economizar no orçamento de propaganda para os tempos mais difíceis vai aparecer. Deixe-a de lado e se aproveite desse fato para colocar seu ciclo virtuoso em funcionamento!

A data de lançamento e o processo de review

Falando em fazer barulho no lançamento, cuidado para não cair na armadilha de estabelecer uma data para o lançamento antes de ter concluído o processo de desenvolvimento. Melhor ainda, deixe uma boa margem para acomodar qualquer eventual recusa no processo de review, bem como o tempo necessário para efetuar adequações e aguardar uma nova resposta. Se possível, programe-se para várias submissões até obter a aprovação (essa dica vale especialmente para publicação na Apple App Store).

Idealmente, estabeleça uma data de lançamento somente depois da aprovação. É possível adiar a publicação de um App aprovado, até você conseguir sincronizar com a campanha de lançamento. O que não é possível, no entanto, é querer "forçar" a publicação sem a aprovação. Essa informação, inclusive, deve ser divulgada previamente entre todos os envolvidos e interessados no seu App. Ajuda a poupar bastante dor-de-cabeça!

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O que o usuário acha do meu App?

Empresas que levam a sério o que o usuário pensa, certamente, não vão apenas se contentar em achar que o App faz sucesso – elas vão querer ter certeza. Para isso, hoje, existem ferramentas como o Google Analytics ou o Amazon Analytics (dentre outras), que podem coletar e enviar informações sobre quem é o usuário de sua aplicação e como ele a utiliza.

Muitos desenvolvedores se preocupam mais com o aspecto técnico de uma App e deixam essa parte de lado. Claro, é de suprema importância um aplicativo bom do ponto de vista técnico - travamentos, lentidão, perda de dados, tudo isso afasta o usuário e cria uma imagem negativa muito difícil de reverter. Mas, a experiência do usuário vai bem além disso!

O ideal é ter na equipe pessoas especializadas em design da experiência do usuário. Porém, isso muitas vezes não é uma opção, principalmente para empresas que estão começando. Coletar essas informações, identificar pontos de possíveis problemas e tendências no uso de sua App podem ter um papel fundamental para ajudar a identificar o que seus usuários gostam e o que eles não gostam no seu aplicativo. Se sua próxima atualização trouxer aquela funcionalidade "matadora", que todos estão esperando, você pode ter um novo aumento no número de downloads e ótimo marketing espontâneo. Isso pode até mesmo levar seu produto do patamar de "bacana", mais um bom App, para aquele em que todos só falam do seu App.

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Porém, cabe um alerta: é de muito bom tom não somente avisar seu usuário que você está coletando essas informações, mas também pedir sua autorização. A própria documentação da maioria dos frameworks de coleta e analise de informações avisa, mas muitos desenvolvedores ignoram sumariamente esse ponto.

Às vezes, a própria empresa "dona" do App determina que vai coletar dados sem avisar ou dar a opção do usuário se recusar a fornecer os mesmos. Conquiste a confiança do seu usuário e ele vai dar todo feedback que você espera.

Lembre-se: notas e reviews nas lojas de aplicativos nem sempre refletem com precisão o que os usuários pensam. Mas, jamais despreze qualquer fonte de informação e retorno do usuário. O ciclo da propaganda boca-a-boca pode ser positivo, ou pode se tornar trágico para seu App em pouco tempo, caso você não esteja preparado para agir ao perceber problemas e pontos de melhoria.

Publicando o próximo App de sucesso

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Essas não são as únicas preocupações de quem pretende publicar um aplicativo. Porém, são alguns dos pontos mais importantes e, infelizmente, muitas vezes ignorados.

Um bom produto é algo polido e muito bem trabalhado, desde o código até adocumentação do usuário, passando pelo design e preocupação com a experiência do usuário. Pense no seu App favorito e estabeleça como alvo deixar seus usuários tão felizes quanto você quando o usa. É um ótimo começo!