Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Urso do Pó Branco é baseado em uma história real?

Por| Editado por Jones Oliveira | 31 de Março de 2023 às 13h05

Link copiado!

Universal Pictures
Universal Pictures

O bizarro O Urso do Pó Branco chegou aos cinemas nesta quinta-feira (30) com uma proposta que seria absurda se não fosse real: contar a história de um urso que ingeriu quilos de cocaína que foram arremessados de um avião por um traficante. É o tipo de coisa tão surreal que soa impossível, mas que realmente aconteceu.

E esse é o grande charme do longa dirigido por Elizabeth Banks. Apesar de todo o exagero e o tom tresloucado que o filme carrega, ele é uma adaptação de algo que realmente aconteceu. Uma adaptação bastante livre, é verdade, mas que não deixa de ser uma história baseada em fatos reais.

Continua após a publicidade

A triste história de Pablo Eskobear

O caso que inspirou O Urso do Pó Branco aconteceu nos Estados Unidos em 1985, quando o traficante Andrew Thornton, um ex-militar que transportava um carregamento de cocaína da Colômbia, despejou 40 caixas de droga em uma região de floresta no estado da Geórgia.

Isso é algo que chega a ser mostrado no filme, que mostra que o plano era arremessar a carga do alto de um avião nessa área montanhosa para que outros membros da quadrilha as recolhessem. Na realidade, ele fez esses arremessos e ainda tentou saltar com dezenas de quilos da droga presos ao corpo e teve problemas na hora de abrir o paraquedas. Assim, ele caiu feito uma pedra sobre uma garagem.

O ponto é que, após cair morto sobre a casa de alguém, a polícia passou a investigar a região em busca do restante dos entorpecentes que Thornton provavelmente teria despejado na área.

Continua após a publicidade

A muitos quilômetros de distância dali, as autoridades locais encontraram um enorme urso preto de 175 kg morto. E o que chamou a atenção é que ele não aparentava ter nenhum ferimento, embora sangrasse por orifícios como olhos, nariz e boca.

Foi quando juntaram os pontos e constataram que o animal havia achado os pacotes. Mais do que isso, ele cheirou e até comeu uma boa quantidade da droga. Segundo uma perícia realizada posteriormente, o estômago da fera estava repleto de cocaína e a estimativa é que ele tivesse ingerido cerca de 40 quilos do pó.

Continua após a publicidade

É aí que a realidade se difere da ficção. Em O Urso do Pó Branco, o urso cheira doses cavalares do entorpecente e fica transtornado — o que o transforma na máquina de matar que os trailers apresentaram —, além de gerar algumas cenas engraçadas brincando com o fato de ele estar chapado. Já a realidade foi um pouco mais dura e sem graça: diante de tanta droga, o urso teve uma overdose e morreu.

Pelas condições em que foi encontrado, a estimativa de especialistas é que o animal não tenha durado mais do que algumas pouquíssimas horas antes de sofrer os efeitos em seu organismo. Segundo o legista responsável pela necropsia, ele teve de hemorragia cerebral e hipertermia a insuficiência respiratória, cardíaca e renal. Em termos leigos, o urso implodiu.

De vítima a atração de shopping

Continua após a publicidade

Enquanto o animal de O Urso do Pó Branco deixa um enorme rastro de morte e mutilações pelo seu caminho em busca de mais cocaína, o animal que engoliu de verdade a droga teve um destino tão pitoresco quanto mesmo depois da morte.

Por ser um caso tão único e peculiar, alguém teve a ideia de transformar o animal em uma atração. Assim, ele foi empalhado e recebeu o nome de Pablo Eskobear — em uma brincadeira com o traficante Pablo Escobar e urso em inglês. Como se não bastasse, ele foi colocado como parte da decoração de um shopping.