Publicidade

Uma Família Feliz | Autor revela a melhor forma de acompanhar a história

Por  • Editado por  Durval Ramos  | 

Compartilhe:
Divulgação/Pandora Filmes
Divulgação/Pandora Filmes

Escrito por Raphael Montes, o filme de suspense Uma Família Feliz chega aos cinemas no dia 4 de abril, contando a história de um casal e duas filhas gêmeas que vivem uma vida aparentemente perfeita, mas que começa a ruir com o nascimento de um novo bebê. Esse enredo também foi contado no livro homônimo lançado em março e que rapidamente ocupou o segundo lugar da lista dos mais vendidos da Amazon. As duas tramas foram escritas pelo autor que garantiu que ler o livro primeiro e depois assistir ao filme é a ordem ideal para aproveitar o melhor da história.

Em entrevista ao Canaltech, Raphael contou que embora filme e livro tenham a mesma trama, elas se completam de uma certa maneira e há detalhes em um que não estão no outro. Além disso, ao revisitar a trama, o público conseguirá perceber pistas e minúcias que não foram notadas logo de cara. “Da segunda vez é diferente. É como se você estivesse vendo uma história totalmente distinta”.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Isso acontece, principalmente, porque o roteiro do longa e a trama do livro têm algumas discrepâncias importantes. Uma delas é que no livro, Eva é a protagonista e personagem narradora, então toda a história é contada do seu ponto de vista. Já no cinema, o público se torna praticamente um personagem-espião que acompanha a história de perto. 

“Tenho a ideia dessa história há mais de dez anos. E, como gosto sempre de experimentar, resolvi escrever primeiro o roteiro do filme. Então, enquanto estava no set de filmagem como diretor assistente, comecei a escrever o livro. Foi interessante porque decidi escrever o livro em primeira pessoa. Assim, pude entrar na cabeça de Eva, mostrar ao leitor o que ela pensa e sente"

A inspiração de Raphael Montes

Essa predileção pela experimentação e também o fato de ser uma pessoa que presta atenção no seu cotidiano é o que rende a Montes a inspiração para suas histórias. No caso de Uma Família Feliz, o roteiro surgiu depois que ele ouviu várias de suas amigas comentando sobre os desafios da maternidade. Uma delas disse que, após seu beber nascer, sua vontade foi vomitar. Ele ouviu com atenção e colocou essa cena no livro.

O autor também surpreendeu ao contar que se tornou um confidente para vários fãs que o procuram. “As pessoas chegam e me contam seus segredos, mas eu sou um bom fofoqueiro porque eu só ouço a fofoca e depois eu esqueço quem me contou”.

Mesmo que não lembre a fonte, essas histórias cabeludas acabam servindo como inspiração para suas obras. Além do filme que estreia em 2024, ele assina Suicidas, Jantar Secreto, Dias Perfeitos, Uma Mulher no Escuro e Bom Dia, Verônica que escreveu junto com Ilana Casoy e que se tornou uma série de sucesso da Netflix. Montes também é o autor de Beleza Fatal, primeira novela da HBO Max que estreia no segundo semestre de 2024.

Continua após a publicidade

A escolha do elenco

Além de um roteiro afiado, a escolha do elenco também é fundamental para o sucesso do filme. Em Uma Família Feliz, Eva ganha vida com Grazi Massafera, já Vicente fica com Reynaldo Gianecchini. Os dois também foram escolhidos por Raphael em concordância com José Eduardo Belmonte (Alemão), o diretor.  A ideia era que ambos formassem um casal que representasse bem a “família perfeita” vendida pela classe média alta brasileira. Será que eles conseguiram? Para conferir o que há por trás dessa família, você pode assistir ao filme a partir do dia 4 de abril, exclusivamente nos cinemas.