Publicidade

The Fabelmans | Conheça novo filme de Steven Spielberg inspirado em sua história

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Janeiro de 2023 às 21h00

Link copiado!

Universal Pictures
Universal Pictures

Acostumado a nos apresentar grandes histórias, Steven Spielberg agora quer levar a sua para as telas. Chega às salas de todo o Brasil nesta quinta-feira (12) Os Fabelmans, uma semiautobiografia do cineasta em que ele transforma suas próprias memórias de infância em cinema — e o resultado, como não poderia deixar de ser, é uma bela homenagem não só à Sétima Arte, mas também a tudo o que o influenciou a seguir por esse caminho.

O longa estreou nos Estados Unidos no ano passado e foi muito bem aclamado tanto pela crítica quanto pelo público. No Rotten Tomatoes, site que agrega a opinião da imprensa especializada em todo o mundo, o filme tem uma média de impressionantes 91%, o que já mostra que temos um novo clássico do diretor vindo aí.

E por mais que muita gente possa se incomodar com a abordagem um tanto quanto egocêntrica de Spielberg de transformar sua própria história em filme, não há como negar sua importância dentro da história do cinema e ver como essa sua paixão nasce tem o seu charme.

Continua após a publicidade

Uma quase biografia

Embora a gente trate Os Fabelmans como uma espécie de autobiografia de Steven Spielberg, isso não é inteiramente verdade. O cerne da história e muitos dos acontecimentos realmente fazem parte da vida do diretor, mas o longa também adota muitas liberdades poéticas, romantiza alguns pontos e cria outros para criar essa grande fábula em torno de seu personagem principal.

Continua após a publicidade

A começar pelo próprio nome dos personagens. Ainda que estejamos falando de um dos sobrenomes mais famosos do cinema, não espere ouvi-lo na boca dos personagens. Como o título deixa claro, toda a trama gira em torno de outra família, os Fabelmans, que carregam essa característica fabular de contar histórias já no nome, em uma brincadeira que deixa tudo ainda mais simbólico.

Assim, o longa conta a história de Sammy ao longo dos anos e como ele se apaixonou pelo cinema e criou uma relação com a câmera que tanto o ajudou a superar por desafios pessoas como também a fortalecer os vínculos com a própria família. E é aí que as memórias de Spielberg se fazem mais presentes.

Como todo o material promocional faz questão de destacar, é essa dinâmica entre Sammy (vivido por Mateo Zoryan e Gabriel LaBelle) com seus pais e irmãos em que o roteiro se apoia. De início, há o encantamento do garoto pela grande tela e os conflitos dos próprios pais em relação a isso. Em seguida, vemos como o destino dos próprios Fabelmans depende desse cinema.

Continua após a publicidade

Michelle Williams e Paul Dano vivem os pais de Sammy e são peças centrais nessas memórias de Spielberg. De um lado, a mãe incentiva o filho a mergulhar no mundo das artes e seguir seu sonho. Do outro, o pai desacredita da paixão do garoto e passa a pressioná-lo para não abrir mão de seu futuro por causa de um hobby — um dilema no qual muita gente vai se reconhecer.

Ao mesmo tempo, o jovem protagonista descobre um segredo dentro da própria família e usa o cinema como forma de resolver essa questão. Dessa forma, vemos o quanto as câmeras e a capacidade de criar grandes histórias é algo que sempre fez parte do DNA de Spielberg.

Grande elenco

Continua após a publicidade

Mas é claro que um filme tão pessoal sobre e do próprio Steven Spielberg traria também alguns grandes nomes para ajudá-lo a contar essa fábula tão intimista. Assim, além do lendário cineasta dirigir e roteirizar o longa, temos ainda grandes atores dando vida a essas memórias.

Paul Dano e Michelle Williams são os principais rostos que dão peso a esse elenco. Eles vivem os pais que centralizam a tensão de toda a trama e se mostram peça fundamental na construção do protagonista e sua relação com o cinema. Tanto que os trailers mostram bem o quanto a interação entre eles tende a ser bastante emocionante.

Além disso, também estão presentes nomes como David Lynch (Twin Peaks), Seth Rogen (A Entrevista) e Judd Hirsch (Joias Brutas). E, como não poderia deixar de ser em um projeto de Spielberg, a trilha sonora é assinada por seu velho amigo John Williams. Os dois já fizeram várias parcerias de sucesso no passado, incluindo clássicos como Jurassic Park, E.T. - O Extraterrestre, Tubarão e A Lista de Schindler.