Tár | Filme indicado ao Oscar fala de abuso na música clássica; conheça
Por Diandra Guedes • Editado por Jones Oliveira |
O filme de drama Tár, do diretor Todd Field, vem gerando muits expectativas no público, uma vez que recebeu seis indicações ao Oscar. Com uma trama intensa e bem escrita, ele aborda os abusos ocorridos nos bastidores da música clássica e o machismo que permeia as relações de poder.
- Oscar 2023 | Veja os indicados à maior premiação do Cinema
- Os lançamentos do cinema em janeiro de 2023
Estrelado por Cate Blanchett, a história acompanha a maestrina de sucesso Lydia Tár, uma mulher poderosa e um tanto quanto sisuda que tem uma vida considerada perfeita por muitos. Trabalhando na Orquestra Filarmônica de Berlim, ela não só conduz os músicos que rege, como também os manipula, e faz o mesmo em sua vida pessoal, a fim de ter controle sobre tudo que a cerca.
Um dia, no entanto, ela é acusada de assediar uma musicista e de ter comportamentos inadequados com alunos em um curso que ministra. A partir de então, sua vida começa a desmoronar e pouco a pouco ela vai perdendo o controle de tudo que imaginava comandar.
Com um enredo potente e desafiador, o longa entrega uma história que prende a atenção do público. Além de Blanchett, o elenco traz Nina Hoss, Noémie Merlant, Sophie Kauer, Sydney Lemmon e Mark Strong.
A quais categorias do Oscar Tár concorre?
O longa produzido por Alexandra Milchan e Scott Lambert está concorrendo a seis categorias da premiação mais famosa do cinema: Melhor Filme, Melhor Atriz para Blanchett, Melhor Direção para Todd Field, Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia e Melhor Edição.
Além do Oscar, Tár concorre ao Leão de Prata na categoria Melhor Diretor, Leão de Ouro, ao Prêmio Globo de Ouro por Melhor Filme Dramático, entre outras.
Quando e onde assistir Tár?
Tár está em exibição nos cinemas de todo o Brasil. Você pode garantir sua entrada pelo Ingresso.com