Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Star Wars | Nome de Luke foi alterado para evitar referência a Charles Manson

Por| 21 de Fevereiro de 2020 às 10h11

Link copiado!

Lucasfilm
Lucasfilm

Skywalker é um dos nomes mais conhecidos de uma galáxia muito, muito distante. Talvez você esteja por dentro dos bastidores e saiba que antes de ser Skywalker (Caminhante do Céu, em tradução livre), Luke era Starkiller (Assassino de Estrela). Mas por que o nome do personagem foi alterado?

George Lucas, criador de Star Wars, pretendia apresentar Luke como Starkiller no Episódio IV: Uma Nova Esperança, lançado em 1977. Acontece que, na época, a morte de Sharon Tate ainda era uma memória sensível: em 1969 o serial killer Charles Manson foi o mandante de um dos assassinatos com maior cobertura da mídia. O caso chocou tanto pela brutalidade quanto pelo fato de serem... estrelas. Com a morte de Sharon Tate (entre outros), Manson ficou conhecido como “star killer”, literalmente um assassino de estrelas.

Quando Luke conhece Leia, o roteiro indicava que Mark Hamill iria apresentar o personagem dizendo "Eu sou Luke Starkiller, estou aqui para resgatá-la!". Pensando nos eventos que ainda eram bastante recentes e entendendo que também soava muito violento, a sequência foi refilmada e o personagem teve seu nome permanentemente alterado.

Continua após a publicidade

Segundo o We Got This Covered, Hamill ficou apegado a Starkiller e se recusou a adotar o novo nome, brincando que soava como "Flyswatter" (mata-moscas). Mas Skywalker foi mais forte e sobreviveu, Hamill aprovando ou não, e o último filme da franquia tem justamente o peso do nome que é quase tão famoso quanto o próprio título da franquia: Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019).

De qualquer modo, Starkiller tornou-se importante para a mitologia da franquia e foi referenciado algumas vezes. Na série de jogos Star Wars: The Force Unleashed, o personagem Galen Marek é conhecido justamente como Starkiller. Em 2015, J.J. Abrams fez referência ao nomear a base comandada pelo General Hux de Starkiller como referência direta à história de Star Wars e à Estrela da Morte, com o intuito de demonstrar que a Primeira Ordem tentava provar um poderio maior que o do Império Galáctico.

Continua após a publicidade

Fonte: We Got This Covered