Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Segredos de Um Escândalo | A polêmica história real que inspirou o filme

Por| Editado por Durval Ramos | 12 de Janeiro de 2024 às 19h00

Link copiado!

Reprodução/Netflix
Reprodução/Netflix

Janeiro já começou com boas estreias no cinema, e o próximo filme a chegar às telonas é Segredos de Um Escândalo, um drama que conta uma história verídica de abuso infantil. Protagonizado pelas vencedoras do Oscar, Julianne Moore e Natalie Portman, a obra mostra o romance de Gracie e Joe, um casal que vive no interior dos Estados Unidos, onde criam seus filhos. Acontece que o namoro deles começou quando Joe tinha apenas 13 anos, enquanto Gracie já era uma mulher de 36.

Na trama, Portman vive Elizabeth, uma atriz que viaja para conhecer o casal e estudar a personalidade de Gracie para poder interpretá-la em um filme independente. Só que, à medida que ela se aproxima deles, sua presença vai se tornando incômoda e faz Joe refletir como perdeu boa parte da sua juventude se relacionando tão precocemente com a esposa.

Continua após a publicidade

Com uma trama tão polêmica, o filme do diretor Todd Haynes —  que  também assina Carol — tem tudo para chamar a atenção do público e despertar a curiosidade sobre esse caso que aconteceu em 1996.

A verdadeira história de Segredos de Um Escândalo

Apesar do enredo do filme focar na vida do casal pós-escândalo, ou seja, quando eles já estão mais velhos e estruturados, quase toda a trama é verídica. A diferença é que Elizabeth, a atriz vivida por Portman, não existe, e o nome dos protagonistas foram trocados. Gracie na verdade é Mary Kay Letourneau e Joe é Vili Fualaau.

Continua após a publicidade

Eles se conheceram em 1991, quando Vili tinha apenas oito anos e estudava na Shorewood Elementary School,  mesma escola em que Mary dava aulas. Ele vinha de uma família pouco estruturada e tinha mais 17 irmãos. 

Nos anos seguintes, os dois tiveram apenas contatos profissionais e Mary ajudou o menino a se desenvolver artisticamente. Foi em 1996 que a relação ganhou outros rumos, quando Fualaau apostou com uma prima que conseguiria conquistar a professora. Foi assim que, no acampamento de verão daquele ano, ele passou a cortejá-la, chamando-a de "minha namorada".

Mary levou a brincadeira a sério e, nos meses que se seguiram, os dois passaram a trocar cartas e bilhetes apaixonados. Não demorou muito para que o romance evoluísse para uma relação sexual.

Continua após a publicidade

A descoberta do relacionamento

Apesar de tentar manter o namoro em sigilo, em 1996, um policial que patrulhava a marina da cidade de Des Moines foi verificar um carro suspeito e descobriu o casal. Na época, Mary conseguiu convencer o agente de que eles estavam apenas conversando e tinham uma relação de professor-aluno. A mãe de Vili foi chamada, mas também disse que acreditava em Mary.

Nos meses seguintes, Vili passou a frequentar a casa de Mary e a conviver com seu marido e seus quatro filhos. Os boatos, no entanto, começaram a correr na cidade e, em 1997, Steve, o marido de Mary, encontrou os bilhetes românticos que os amantes trocavam. Ele deixou a casa da família e um parente dele denunciou Mary à polícia.

Continua após a publicidade

Em março do mesmo ano, a professora foi presa e acusada de estupro de vulnerável. Para seu advogado, a mulher falava que não entendia porque manter um relacionamento com seu aluno de 13 anos era ilegal.

Quando aceitou se declarar culpada e fazer um acordo com a promotoria, Mary foi sentenciada há seis meses de prisão e avisou que estava grávida. Ela teve sua filha Audrey na cadeia, e conseguiu ser libertada depois de cumprir metade da pena sob condição de não se aproximar de Vili depois que saísse da prisão.

Não demorou muito, no entanto, para que ela procurasse pelo rapaz. Quando foi novamente pega pela polícia, Mary foi presa e sentenciada a sete anos de prisão. Ela estava grávida novamente e sua filha Georgia também nasceu atrás das grades.

Continua após a publicidade

A morte de Mary

Durante o tempo em que ficou presa, Vili criou as duas filhas do casal com a ajuda de sua mãe, e quando a Mary saiu eles se casaram, já que o rapaz agora era maior de idade. Os dois viveram 12 anos casados e se separaram em 2017, a pedido de Vili.

No ano seguinte, Mary foi diagnosticada com câncer de cólon, e dois anos depois, em 2020, faleceu aos 58 anos. Tanto Vili quanto seus filhos ficaram ao seu lado durante a partida.

Continua após a publicidade

O que pensa Vili Fualaau?

Dois meses após sua ex-esposa morrer de câncer, Fualaau deu declarações à imprensa estadunidense dizendo que, agora adulto, entende a situação a qual foi submetido e que, se sentisse atração por uma pessoa de 13 anos, procuraria ajuda.

Lembrando que o pós escândalo da história de Vili e Gracie está retratado no filme Segredos de Um Escândalo (ou May December, no original) que chega aos cinemas no dia 18 de janeiro.