Robert Downey Jr diz estar aberto a voltar para o MCU e reacende rumores
Por André Mello • Editado por Durval Ramos |
Robert Downey Jr. sempre foi uma força do Marvel Studios, praticamente se tornando sinônimo de Tony Stark ao longo dos anos. Após deixar o papel, o ator tentou se afastar das adaptações de quadrinhos, mas agora que faturou um Oscar, ele mostra que esse distanciamento parece ser apenas momentâneo, já que cogita voltar ao Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) no futuro.
- Marvel Studios | Calendário com os próximos filmes e séries do MCU
- Vingadores | Marvel cogita trazer elenco original de volta ao MCU
Downey Jr deu adeus ao papel de Tony Stark em 2019 com a estreia de Vingadores: Ultimato, entregando um dos momentos mais emocionantes do MCU até hoje. Após a sua despedida, o ator trabalhou em Dolitlle, filme que não ajudou muito a consolidar seu nome como astro de Hollywood, e como produtor executivo de séries como Perry Mason e Sweet Tooth.
Sua grande atuação pós-Homem de Ferro, no entanto, veio em Oppenheimer, filme de Christopher Nolan que ganhou o Oscar de Melhor Filme e rendeu uma estatueta para Downey Jr como Melhor Ator Coadjuvante. Durante todo o período de divulgação da cinebiografia, o ator brincou que Nolan salvou sua carreira depois de tantos anos na Marvel. ASó que, agora que está com a estatueta em sua estante, o discurso parece ter mudado.
O Homem de Ferro quer voar mais uma vez
Em entrevista à revista Esquire, Robert Downey Jr. foi questionado se retornaria ao papel de Tony Stark, agora como um ganhador do Oscar. A resposta pegou muita gente de surpresa, principalmente por destoar daquilo que ele próprio vinha falando meses atrás. "Tranquilamente. Faz parte de mim, do meu DNA. Esse papel me escolheu. E veja só, eu sempre digo para nunca apostar contra Kevin Feige. É uma aposta perdida. Ele sempre ganha", disse o ator.
Em 2023, surgiram rumores de que Kevin Feige, o presidente do Marvel Studios, estaria tentando encontrar um jeito de trazer o Homem de Ferro de volta dos mortos, mas o próprio Homem do Boné desmentiu tudo, falando que manteriam aquele momento e não o visitariam nunca mais.
Porém, estamos falando de um estúdio que está até o pescoço na ideia de multiverso e viagens no tempo. Trazer o Downey Jr de volta em um Vingadores: Guerras Secretas não tocaria naquele momento, já que colocar um outro Tony Stark em cena é algo que não anula a cena de Ultimato, ao mesmo tempo em que reforça as possibilidades dessa trama de infinitas realidades convergindo.
Agora que Downey Jr já conseguiu o que queria, aquela estatueta dourada de um careca nu, faz todo o sentido do mundo ele dar aquela última beliscada na Marvel, provavelmente garantindo a aposentadoria adiantada de mais uma ou duas gerações de sua família. Até porque os rumores e teorias sobre esse possível retorno do Homem de Ferro mostram o quanto o público está aberto a ver isso. É só querer, e o homem está querendo.
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
Resta saber se a vontade de voltar de Downey Jr fará com que outros atores que já se despediram do MCU, como Chris Evans e Scarlett Johansson, também vão querer aparecer falando que "com uma boa história, tudo é possível".
Vingadores: Guerras Secretas deve começar a ser filmado apenas em 2025.